Páginas

25/03/2016

Gêneros textuais – Língua Inglesa com sugestões de atividades


Os gêneros textuais surgem através das práticas sociocomunicativas dos falantes. 


São categorizados a partir das semelhanças entre a estrutura do texto e seu conteúdo temático.
E-mails, cartas, artigos, blogs, crônicas, contos, histórias em quadrinhos e mais uma infinidade de textos que compõem aquilo que chamamos de gêneros textuais.






E-mails, cartas, artigos, blogs, crônicas, contos, histórias em quadrinhos e mais uma infinidade de textos que compõem aquilo que chamamos de gêneros textuais.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer, ler e compreender diferentes gêneros textuais em língua inglesa.
  • Identificar os elementos que compõem diferentes gêneros textuais.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Noções básicas da língua inglesa, como, por exemplo, verbo to be, verbos no presente simples e pronomes.
Estratégias e recursos da aula
  • Material xerocopiado;
  • Equipamento multimídia.

Atividade 1: 

Professor, introduza o tema da aula, projetando a informação seguinte. Incentive a participação e o envolvimento de todos, pedindo aos alunos que leiam o texto projetado e revesando o turno das falas
                                                                      O QUE SÃO GÊNEROS TEXTUAIS? 
Leitura: uma atividade constante: 
Você já parou para pensar no que lê todos os dias? Todos os dias lemos os mais diferentes textos. Por exemplo, lemos o número e o itinerário do ônibus que nos leva ao trabalho, passamos os olhos pelas manchetes dos jornais da banca, lemos os rótulos e os preços dos produtos no supermercado, o cardápio do restaurante, as placas das ruas etc. Também lemos revistas, jornais, manuais de instrução, a bula do remédio, receitas culinárias... Enfim, temos as mais variadas necessidades e objetivos de leitura. Todos esses textos estão relacionados às mais diversas atividades humanas e circulam na sociedade. Saber distinguir a função de cada gênero textual, o seu propósito e as suas características é necessário para a nossa participação no mundo em que vivemos. Bem, estamos falando do que lemos na nossa língua, o português. Em outras línguas você verá que não é muito diferente. As necessidades e objetivos de leitura são bem parecidos. Afinal, vivemos num mundo globalizado.
 

 Atividade 2: 

Professor, no laboratório de informática ou com a ajuda de um data show, projete o slide contido no site: http://www.slideshare.net/anapaulabrito04/levantamento-de-caractersticas-de-gneros-textuais (Acesso em: 10.08.2013). Esse é um slide que contém as características de alguns gêneros textuais, como, por exemplo, contos, crônicas, relatos pessoais, fábulas, artigos de opinião, instruções, receitas, bilhetes, cartas, notícias, reportagens, propagandas, panfletos, cartazes, histórias em quadrinhos e tirinhas. Por sua vez, as características elencadas no slide referem-se ao objetivo, enunciador, objeto, destinatário, suporte, estrutura interna, tipo de linguagem, imagem, tamanho de texto, pontuação, dentre outras. Descarte os três primeiros slides e vá direto ao slide de número 4, onde se localiza as características de cada gênero textual.
Se possível, disponibilize alguns desses gêneros apresentados no slide para o grupo de alunos. Cada um, individualmente ou em grupos, deve ficar responsável por um gênero, reconhecendo as características elencadas no slide. Essa atividade pode ser avaliativa e, se necessário, pode ser realizada como tarefa de casa, a ser corrigida e socializada na aula seguinte. 

Atividade 3:  

IDENTIFICANDO OS DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS 

Professor, é o momento de os alunos identificarem a que gênero textual cada um dos textos apresentados a seguir corresponde. Projete os textos a seguir e peça para que os alunos realizem cada atividade proposta. 

 
Vejamos a seguir alguns gêneros textuais usados no dia a dia. Apesar de estarem em inglês, tenho certeza de que você não terá difi culdades para identificá-los, pois são bem semelhantes aos mesmos  gêneros em português. Vamos conferir?
 
 
TEXTO 1:
at
 
 
TEXTO 2:
at
TEXTO 3: 
at
TEXTO 04: 
at
TEXTO 05: 
at

a) Identifique a que gênero textual cada um dos textos apresentados anteriormente corresponde, colocando o número do texto nos parênteses.
(    ) recipe
(    ) horoscope
(    ) weather forecast
(    ) restaurant address
(    ) job ad

Atividade 4:

Professor, reforce com os alunos que cada texto apresenta um propósito. Em seguida, proponha a seguinte atividade: 

b) Qual texto você precisaria ler se o seu propósito fosse uma das alternativas abaixo? Corresponda o propósito da leitura ao o gênero textual:
 
1. Preparar uma refeição.
2. Saber como está o tempo em Nova York.
3. Procurar um emprego.
4. Identificar as características de cada signo.
5. Localizar um restaurante.
 
(    ) job ad
(    ) restaurant address
(    ) recipe
(    ) weather forecast
(    ) horoscope

Atividade 5:

Dando continuidade à identificação dos diferentes gêneros textuais, peça para que os alunos realizem a atividade a seguir. Continue observando a motivação e a participação de todos na realização das atividades. Dispense alguns minutos para a realização das atividades antes da correção. Discuta e esclareça os possíveis erros ou dúvidas.  
 
c) Agora volte aos textos e responda as perguntas a seguir:
 
1. Cite duas características do signo de Gêmeos.
2. Quais as temperaturas máximas e mínimas da quarta e sexta-feiras em Nova York? 
3. A receita do texto 2 é de quê?
4. Quais os cargos oferecidos pelo anúncio de emprego?
5. Qual o nome e a localização do restaurante do Texto 3?
 

Atividade 6:

Professor, apresente aos alunos outros gêneros textuais que também encontramos com frequência, como os sugeridos a seguir:
 
TEXTO 6: 
DELL INSPIRON Desktop Computer NEW! – 20” Flat Panel Monitor – INTEL CORE processor-6 GB MEMORY – 750GB HARD DRIVE mouse and keyboard included $600 305-305-9022 /
 
TEXTO 7: 
About Mira Vista Apartments Located0 in Atascadero on the Central Coast. Short distance to parks and shopping Large, quiet, clean unfurnished apartments in very quiet, nonsmoking, completely renovated community. Cable ready units with energy efficient windows, gas stove, frost free refrigerator, A/C, 
large closets. All units with single car garage and reserved onsite parking. Pool, spa and onsite laundry. Certified Crime Free Multi-Housing Provider since 2006. Certified NonSmoking Community. Award winning landscaping. Concierge quality onsite management and maintenance. Rent: $975 to $1100
 
Questions? Call: (805) 461-1143 | Contact the Property

TEXTO 8: 
                                                        INDEX
                           Calendar               9A
                           Movies                   5B
                           Comics                 6B
                           Obituaries            5A
                           Crossword           5B
                           Sports                   6A
                           Editorials              2A
                           TV                           5B
                           Lotteries               9A
                           Weather               9A
Fonte dos textos: http://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
# Peça para que, silenciosamente, os alunos observem os textos e, em seguida, façam as seguintes atividades: 
d) Que texto o interessaria se o seu objetivo fosse:
 
a) comprar um computador? ______________
b) ler uma notícia sobre esportes? _____________
c) alugar um apartamento? __________
 
e) Volte aos textos e fazendo uma leitura do tipo scanning forneça as seguintes informações:
a) Em que página do jornal você encontraria o resultado da loteria?
b) Quantas polegadas tem o monitor do computador  e quanto ele tem de memória?
c) Qual o valor do aluguel do apartamento?

OBS: Professor, durante todas as atividades sugeridas, nesta aula, o vocabulário presente pode levantar dúvidas, portanto o léxico deve ser esclarecido, dando-se preferência pela dedução dos estudantes, no lugar de prontamente traduzir os termos supostamente mais complicados
Atividades adaptadas do sitehttp://cejarj.cecierj.edu.br/pdf/Aula_2_Ingles.pdf (Acesso em: 10.08.2013).
Recursos Complementares
Para um suporte teórico sobre o tema, acesse:  
Sugestão de livro que trata sobre o tema: 
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Para exibição de vídeos e slides que tratam do tema: 
Avaliação
A avaliação pode se dar através da prática da escrita. Os estudantes devem estar aptos a escolher e construir um texto que corresponde a  um dos  gêneros textuais apresentados na aula. O docente deve avaliar a produção final, após os alunos terem entregado os textos anteriores, considerando as observações do docente.
A Atividade 2, sugerida, nesta aula, também poderá ser avaliada. Para isso, o professor deve considerar se o aluno levantou as características presentes no gênero textual por ele escolhido, elencadas no slide apresentado durante a aula. 


http://www.ensinandocomcarinho.com.br/2012/10/generos-textuais_17.html

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51076