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29/06/2017

Games and Activities - 1

O blog traz hoje uma postagem com ideias de jogos e atividades para tornar as aulas mais dinâmicas e animadas. 

1. COMIC STRIPS 

Tirinhas são super fáceis de encontrar. Que tal selecionar algumas, apagar os balões de diálogos e pedir aos alunos que escrevam suas próprias histórias? No final todas podem fazer parte de um comic book (revista em quadrinhos) coletivo.

2. FISH BOWL GAME

Que tal dar uma nova cara ao tradicional jogo da forca? Ao invés de enforcar um pobre-coitado, o professor desenha um aquário no quadro e combina com os alunos o número de tentativas (no exemplo, 6). Cada vez que um aluno erra uma letra, desenha um peixinho no aquário.



3. FEELINGS BINGO
Para reforçar "feelings and emotions", cada aluno recebe uma cartela (modelo abaixo), escolhe quatro sentimentos e desenha os rostos na cartela para jogar bingo.
Sugestões de language focus:
How are you feeling? I'm ____. (Happy, sad, angry, bored, etc.)
How are you today? I'm ____.

4. MEMORY GAME
 Escolha uma categoria que esteja aprendendo, procure imagens em revistas ou até mesmo desenhe. Use cartolina para cortar quadrados e montar seu próprio jogo de memória. Para formar o par, use em um quadrado a imagem e no outro, a palavra. O os alunos também podem ajudar a criar o jogo e as peças podem ser usadas como "flashcards".

5. THE CLOTHESLINE GAME
Essa atividade é ótima para revisar roupas e formar frases. O professor desenha no quadro um varal (clothesline),  sorteando quem vai começar o jogo. O aluno 1 desenha uma peça de roupa no varal, sendo que o próximo aluno deve formar uma frase usando o vocabulário desenhado, e assim por diante. Cada frase certa vale 2 pontos, e frases com um ou mais erros valem apenas 1 ponto. Ao final, os alunos fecham os olhos e o professor apaga uma das peças de roupa. O primeiro que adivinhar ganha mais 2 pontos.
Sugestões de frases:
Today I'm (not) wearing __________. / My favorite _________ is green. / I have a pink _______.
Assim até eu fico com vontade de lavar roupa!

6. QUIZ BOARD
Fácil de fazer, podendo ser usado de diversas maneiras: é só colar nove envelopes em uma cartolina, em forma de três linhas e três colunas, numerando-os de 1 a 9. Os alunos podem ser divididos em dois grupos, sendo sorteado qual grupo iniciará o jogo. O primeiro grupo escolhe um número, respondendo a uma pergunta escrita em um papel que está dentro do envelope. Se o foco for vocabulário, deve formar uma frase com a palavra escrita. Caso erre, o segundo grupo tem a chance de responder / formar a frase.
Para revisar WH-Questions, escrevemos as respostas nos pedaços de papeis e, ao retirá-los dos envelopes, os grupos formam as perguntas.
Ex: It's seven o'clock. / What time is it?
     I went to my friend's house. / Where did you go yesterday?

7. SPEAKING DICE 1
O objetivo é fazer os alunos criarem frases livremente, porém com a ajuda do professor - perfeito para warm-ups (no início da aula) ou para wrap-ups (no final). Basta imprimir e montar o dado. Cada aluno joga o dado, formando uma frase relacionada à figura em que aparecer: FAMILY / COLORS / ANIMALS / FOOD / AT HOME / AT SCHOOL.
Alguns modelos de frases podem ser escritos no quadro para ajudar os alunos:
I have ___ brothers and ___ sisters. Their names are _____________.
My favorite color / animal is _________.
I like ________ but I don't like __________.
I'm learning _________ at school.
My house has ___ bedrooms and ___ bathrooms.

8. SPEAKING DICE 2
Essa é uma versão do speaking dice anterior, voltada para alunos mais avançados ou adultos.
 Os tópicos escolhidos foram tirados de um excelente site, com muitas ideias para aulas de conversação: http://iteslj.org/questions/

9. SENTENCES STOP GAME
Lembram do tradicional jogo STOP? Nessa versão, as categorias são gramaticais (ex.: Celebrities - subject). Para cada palavra repetida é marcado 1 ponto, e para cada palavra exclusiva, 2 pontos. Ao final, os alunos devem montar uma frase usando todas as palavras da linha. Se todas as palavras forem usadas e a frase estiver correta, são marcados mais 5 pontos. Se apenas uma palavra for usada, ou ocorrer um erro, são marcados apenas 2 pontos a mais. Em outros casos não são marcados pontos.

10. THE DOLLHOUSE GAME
Esse pode ser um trabalho coletivo ou individual, em uma cartolina ou em uma folha A4. A ideia é desenhar uma casa, em que os alunos possam colar móveis recortados de revistas, ou até mesmo desenhar, fazendo perguntas uns para os outros, como por exemplo:
Is there a table in your kitchen? Yes, there is. / No, there isn't.
Are there chairs in your living room? Yes, there are. / No, there aren't.
Cada grupo pode mostrar sua casa por 30 segundos, esconder a figura e fazer perguntas para o grupo.

11. DICTIONARY GAME
Se o grupo for grande, os alunos são separados em grupos, caso contrário podem jogar individualmente. Cada grupo procura cinco palavras no dicionário, anotando seus respectivos significados em uma ficha. Os significados podem ser trocados antes de a ficha ser passada para outro grupo. Com a nova ficha em mãos, os alunos devem votar se os significados são verdadeiros ou falsos, marcando 1 ponto para cada acerto. Ao final, revelados os significados, os alunos devem formar frases com as novas palavras, marcando mais 1 ponto por cada frase correta.
As consultas também podem ser realizadas com dicionários online, como por exemplo:
http://oxforddictionaries.com/

12. DICTIONARY GAME 2
Para este jogo, os alunos escolhem aleatoriamente 10 palavras do dicionário e as anotam em uma ficha, que será entregue a outro grupo. Com a nova ficha em mãos, os alunos tem agora 8 minutos para procurar e anotar o significado de cada palavra da lista. É marcado 1 ponto para cada significado encontrado.
Na segunda parte do jogo, os alunos tem 10 minutos para escrever uma história curta usando todas as palavras de sua lista, ou o máximo que conseguirem. São marcados mais 2 pontos por palavra usada, contanto que as frases que a possuam estejam corretas.

13. IDIOMS GAME
Expressões em inglês são muito valiosas para uma conversação fluente. Peça aos alunos que pesquisem expressões idiomáticas em inglês e que as transformem em cartões desenhados. O site http://idioms.thefreedictionary.com/ é bem completo e fácil de ser usado.
Logo após, os cartões são colocados no chão e os alunos sentam em volta deles. Quando o professor falar uma frase usando uma das expressões, os alunos devem colocar a mão em cima do cartão (bater na carta). Ganha quem tiver mais cartões.

14. RIDDLES GAME
Esse jogo pode ser jogado de duas maneiras. Os alunos pesquisam charadas em inglês pela internet e preparam cartas com perguntas e respostas, usando ilustrações. Uma das possibilidades é usar as cartas como se fosse um jogo de memória. Ao formar um par, o aluno deve ler em voz alta a pergunta e a resposta.
Outra possibilidade é criar uma carta monstro (monster card). Sempre que o aluno tirá-la, fica uma rodada sem jogar e deve formar uma frase usando uma das palavras da outra carta. E porque não jogar o JOGO DO MICO? A carta monstro pode servir para esse fim.
Aqui estão alguns sites com charadas em inglês:

15. TREASURE ISLAND GAME
Este jogo funciona para revisar qualquer tipo de vocabulário, além de fazer os alunos praticarem a formação livre de frases. O professor desenha um mapa no quadro (ou leva um impresso), dividindo-o em setores - linhas e colunas - tendo como referências letras e números. O "tesouro" é escondido em um dos quadrados - o professor anota a referência em um papel que é dobrado e escondido (ex: 5B). Cada aluno tenta descobrir onde está o tesouro, e caso não o ache, recebe uma palavra do professor para formar uma frase. O vencedor pode receber como prêmio um adesivo, um desenho para colorir, ou a chance de esconder o tesouro na próxima vez em que forem jogar.
Uma dica: quanto mais linhas e colunas, mais demorado o jogo. Portanto, se a ideia for um jogo rápido, o ideal são quatro linhas e seis colunas.

16. HOW MANY WORDS?
Para esse jogo é necessário apenas um dado e letrinhas de plástico, que também podem ser substituídas por letras escritas em pedacinhos de papel. O professor seleciona um tema, como por exemplo "animals". Cada aluno joga o dado e pega tantas letras quanto o número que apareceu no dado. Por exemplo, se o dado cair no número 5, o aluno pega 5 letras.
O objetivo é formar o maior número de palavras sobre o tema em um tempo estipulado pelo professor. 15 minutos é um tempo razoável. 
Ao final, os alunos marcam 2 pontos por palavras completas formadas corretamente e 1 ponto se a palavra, mesmo completa, apresentar algum erro.


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