24/11/2011

UEPB - Prática Pedagógica : PROPOSTA DE ORALIDADE


Os estudos sobre escrita têm, nos últimos anos, sofrido modificações nas perspectivas teóricas, passando da visão de escrita como dom, produto e processo, como defendem hoje muitos estudiosos.

Por outro lado, as propostas de escrita presentes nos livros didáticos estão muito distantes de um trabalho de escrita numa visão processual. Um outro ponto abordado nessa unidade é a necessidade de inclusão da oralidade no ensino de Língua Portuguesa.

Nesse sentido, recorremos a livros didáticos para verificar o tipo de abordagem que é feita nesses manuais sobre essa modalidade da língua.

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Um bom debate


“Conte aos seus colegas e ouça o que eles têm a contar sobre situ-ações vivenciadas ou conhecidas em que uma trapaça prejudicou alguém.


No mundo em que vivemos, há muitos casos de injustiça, de des-respeito, que fazem as pessoas se sentirem infelizes e desamparada. Na sua opinião, é possível melhorar as relações entre as pessoas? Como elas precisariam ou poderiam agir para tornar o mundo me-lhor?



Princípios gerais: Orientação dos autores do Livros Didáticos

Dialogicidade, intertextualidade, interdisciplacidade



A significação do leitor e produtor de textos supõe que se agregue à prática pedagógica de ensino/ estudo da língua a dialogicida-de tanto como condição para o desenvolvimento da criticidade, da capacidade de posiciona-se frente á realidade, de interagir com o outro (...) quanto como propriedade fundamental na interlocução texto leitor para uma construção de sentidos mais pertinente e con-sistente (p. 27).

a) A proposta de oralidade contempla o que recomenda os autores dos Livros Didáticos em análise?
b) Entendendo-se que o debate permite desenvolver capacidades lingüísticas e cognitivas, você acredita que ao realizar essa atividade, o aluno estará desenvolvendo essas capacidades? Justifique.
c) Faça uma avaliação da atividade acima, escrevendo uma carta para um colega professor de língua Portuguesa, mostrando se o livro didático em análise é referência ou não para o estudo da oralidade. Proponha uma discussão sobre a temática abordada. Volte as reflexões teóricas dessa unidade para reforçar sua avaliação.



****SEAD/UEPB I Prática Pedagógica III ****

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