Existem duas histórias plausíveis que explicam o porquê da Black Friday (Sexta-Feira Negra) ser chamada de Black Friday. A primeira versão sustenta que o termo Black Friday foi cunhado pela polícia da Filadélfia para descrever o tráfego pesado e caótico de pedestres e veículos que ocorria após o dia de Ação de Graças. O emprego do termo começou em 1961 e começou a ser usado fora da Filadélfia por volta de 1975.
A segunda versão diz que os comerciantes tradicionalmente ficavam no vermelho (perdas financeiras) de janeiro a novembro, e a Black Friday indicava o ponto no qual os comerciantes começavam a operar in the black (no azul). Se essa segunda versão for a verdadeira, o termo Black Friday poderia ser traduzido como Sexta-Feira Azul, visto que, em Contabilidade, estar no azul significa estar no lucro.
“Black Friday” em outros países
A Black Friday foi exportada dos EUA para outros países tais como Reino Unido e Brasil. Em 2012, após dois anos de resultados medíocres, diversas lojas de departamentos no Brasil juntaram-se aos competidores estrangeiros numa Black Friday bem sucedida que dobrou seus lucros em relação ao ano anterior. No México, o Black Friday inspirou o governo a criar o El Buen Fin, um fim de semana cheio de descontos e promoções que ocorre anualmente.
See more at:
http://www.inglesnosupermercado.com.br/por-que-a-black-friday-e-chamada-de-black-friday/