Realizar o controle das notas é simples, mas quando você trabalha com muitas turmas se você não for metódico com seu trabalho tudo fica mais difícil.
O Excel vai fazer com que esse seu trabalho chato de ficar somando e extraindo a média do aluno, passando corretivo e borrando o caderno todo quando você erra algo desaparecer.
2- Mas porque eu não posso fazer Word?
Esse trabalho não pode ser feito no Word, pois o Word é apenas um editor de texto. Ele não possui as ferramentas que você precisa pra fazer contas.
3- Tá bom... tá bom... Como eu faço então?
Bom primeira coisa que você vai ter que fazer é realizar o download do arquivo do Excel no link aqui em baixo:
Você como uma boa professora deve ter uma pasta aí no seu computador que você usa pra guardar seus arquivos da escola. A nossa planilha ela faz a gestão de Turmas, então você vai precisar dar um nome mais ou menos assim pra ela:
Coloque um bom nome nos seus arquivos |
Você identificando bem a escola, turma e período fica muito difícil você não encontrar a turma certa.
4- Inserindo os dados da sua turma
O arquivo está separado em 5 planilhas como na figura |
Ali na parte de baixo você tem: Relatório final, 1º bimestre, 2º bimestre, 3º bimestre e 4º bimestre. Na primeira planilha chamada "Relatório Final" você vai poder digitar o nome dos seus alunos, isto vai permitir que nas planilhas dos bimestres os nomes sejam preenchidos automaticamente. O mais legal é que a média final é feito automaticamente, ou seja você não precisa alterar.
Adicione neste relatório o nome dos seus alunos |
Depois disso, você pode ir na parte dos bimestres e começar definir o valor das provas e trabalhos e começar a colocar as notas dos alunos. Olha só um exemplo que eu fiz pra você:
Exemplo de preenchimento das notas de um bimestre |
Perceba que você só vai precisar inserir a nota final dos trabalhos, prova e recuperação. Já a média e a média bimestral são calculados automaticamente.
Ah uma outra vantagem muito legal é que a nota da recuperação substitui uma das provas com o valor menor, tudo isso automaticamente.
5 - Observações importantes
Esta planilha foi feita pra você que não conhece muito de Excel. É claro que existem muitas coisas que é possível fazer a mais com o próprio Excel e com outros programas, mas esta planilha ia se tornar muito complicada e inútil pra você.
Outra dica importante é não excluir nenhuma fórmula, pois elas são as continhas que o programa faz pra calcular a média final entre outras coisas. Se você não conhece esse recurso pode deixar aqui no comentário suas dúvidas que eu vou responder com muito prazer.
See more at :
http://horadecolorir.blogspot.com.br/2016/01/organizando-as-notas-de-um-ano-todo-em.html?spref=fb