27/01/2017

Como evitar a procrastinação



Procrastinar = protelar = adiar. 

A procrastinação é sem dúvida um dos principais inimigos da organização e produtividade, em que o ditado popular “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” não podia estar mais certo. 

Todas as pessoas procrastinam de vez em quando, umas mais que outras, o problema é quando se torna um hábito que pode tornar vida num caos, uma vez que esta provoca stress, sentimento de culpa e vergonha, frustração e faz com que determinadas tarefas parecem mais longas e penosas. 

Veja abaixo algumas dicas para a/o ajudar a evitar a procrastinação!



Disciplina e rotina

Uma das soluções para deixar de procrastinar é a disciplina, sem disciplina não conseguimos atingir objectivos ou cumprir metas mesmo não gostando das mesmas. A indisciplina pode influenciar a vida de uma maneira negativa, então porquê complicá-la? A disciplina torna a vida mais fácil e facilita o dia-a-dia. Li num artigo que para criar uma hábito, que por sua vez cria rotinas, são necessários 21 dias seguidos a fazer a mesma coisa e só depois dos 21 dias seguidos é que o hábito está criado.

Positivismo e força de vontade

Se encarar cada tarefa com positivismo é muito mais fácil terminá-la. A força de vontade permite-nos realizar o que não é fácil e obriga-nos a terminar algo que não é fácil e que necessita de muito esforço e dedicação para ser feita. Normalmente uma pessoa com força de vontade destaca-se pela sua persistência e dedicação naquilo que faz, o que o levará sem sombra de dúvidas ao sucesso.

Urgente e importante

Temos que ter a capacidade de separar o que é urgente do importante. Urgente é tudo aquilo que tem que ser feito até uma determinada prazo e caso não sejam feitas podem ter consequências penalizadoras. Importante é o que tem que ser feito mas tanto pode ser hoje como amanhã, o importante é fazê-las.

Gestão do tempo

A procrastinação está relacionada com a má gestão do tempo, se não o conseguirmos gerir correctamente, temos a tendência de adiar tarefas, com a desculpa de que não temos tempo”. Com concentração e entusiasmo conseguimos muitas vezes fazer o dobro das tarefas num determinado período de tempo sem recorrer a ficar a trabalhar até mais tarde.

Anotar

Anote todos os compromissos, tarefas, objectivos e metas a atingir e vá dando baixa das que estão feitas, isto fará com se sinta mais motivado a continuar a fazê-las. Ao anotar divida tarefas maiores em tarefas mais pequenas e consequentemente mais rápidas de serem feitas.

Planeamento

Ao planear o seu dia, faz com que saiba exactamente o que tem que ser feito naquele determinado dia e ajudará a que não se esqueça do que tem a fazer.

Concentração

A concentração numa determinada tarefa é importante para que esta corra da melhor maneira e se consiga atingir os objectivos propostos. Mas atenção, se for uma tarefa longa, o melhor é fazer pausas ou a meio pode ter aquela vontade enorme de desistir e adiar.

Perfeccionismo

Pessoas perfeccionistas tendem a demorar muito mais a fazer determinada tarefa, porque para elas nunca nada está perfeito e assim vão adiando até não poderem mais. Ninguém é perfeito e temos que saber viver com os nossos erros e tentar superá-los.





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