1. ALPHABET MATCHING GAME
A ideia é criar um set de cards com letras e figuras que iniciam com essas letras para jogar memória.
Cada aluno que formar um par deve escrever a letra e a palavra no quadro. O professor também pode ajudar os alunos a formar frases usando as palavras do jogo.
Outra atividade, que pode ser jogada fora da sala, consiste em formar três equipes. O professor espalha todas as cartas pelo pátio, e ao dar a largada, um aluno de cada equipe deve pegar dois cards que formem pares (letra e figura com palavra). Cada vez que formarem um par, devem levar ao professor e falar a frase "I've got letter ___.". Logo devem bater na mão de um colega de equipe para que este faça o mesmo. ganha o time que formar mais pares.
Cada aluno que formar um par deve escrever a letra e a palavra no quadro. O professor também pode ajudar os alunos a formar frases usando as palavras do jogo.
Outra atividade, que pode ser jogada fora da sala, consiste em formar três equipes. O professor espalha todas as cartas pelo pátio, e ao dar a largada, um aluno de cada equipe deve pegar dois cards que formem pares (letra e figura com palavra). Cada vez que formarem um par, devem levar ao professor e falar a frase "I've got letter ___.". Logo devem bater na mão de um colega de equipe para que este faça o mesmo. ganha o time que formar mais pares.
Um ótimo vídeo que pode ser usado para reforçar o alfabeto é "ABC Song In The Sea" do canal KidsTV123 pelo Youtube.
Abaixo, alguns links de games online:
http://www.boowakwala.com/alphabet/online-alphabet-game.html
http://www.first-school.ws/theme/alphabetp13.htm
http://funschool.kaboose.com/preschool/learn-abcs/
http://www.fisher-price.com/us/fun/games/abczoo/default.asp
http://www.billybear4kids.com/games/online/alphabet/abc.htm
http://www.boowakwala.com/alphabet/online-alphabet-game.html
http://www.first-school.ws/theme/alphabetp13.htm
http://funschool.kaboose.com/preschool/learn-abcs/
http://www.fisher-price.com/us/fun/games/abczoo/default.asp
http://www.billybear4kids.com/games/online/alphabet/abc.htm
2. VOCABULARY DICE GAME
Para esse jogo, o professor seleciona uma quantidade de flashcards sobre o tema estudado. Esses flashcards podem ser confeccionados pelos próprios alunos. Logo após, os alunos sentam em círculo com os flashcards empilhados no centro. O primeiro aluno joga o dado e para cada número tirado, devem seguir as instruções:
1 - o aluno pega um flashcard da pilha e forma uma frase (que pode ser pré-determinada pelo professor)
2 - o aluno pega dois flashcards da pilha e escolhe um deles para formar a frase
3 - o aluno pega três flashcards da pilha e escolhe um deles para formar a frase
4 - o aluno "rouba" um flashcard de um colega e forma uma frase
5 - o aluno "rouba" dois flashcards, um de cada colega e escolhe um deles para formar a frase
6 - o aluno "rouba" três flashcards, um de cada colega e escolhe um deles para formar a frase
Caso os flashcards da pilha acabem, os alunos que tirarem 1, 2 ou 3 pulam sua vez. Caso os alunos não tenham flashcards para serem "roubados", o aluno rouba apenas os disponíveis.
O tempo de cada partida pode ser definido pelo professor e pode ser marcado com um cronômetro, ou para ficar mais divertido com uma bomba do tempo online. Ao final, o aluno com mais flashcards ganha o jogo.
Para esse jogo, o professor seleciona uma quantidade de flashcards sobre o tema estudado. Esses flashcards podem ser confeccionados pelos próprios alunos. Logo após, os alunos sentam em círculo com os flashcards empilhados no centro. O primeiro aluno joga o dado e para cada número tirado, devem seguir as instruções:
1 - o aluno pega um flashcard da pilha e forma uma frase (que pode ser pré-determinada pelo professor)
2 - o aluno pega dois flashcards da pilha e escolhe um deles para formar a frase
3 - o aluno pega três flashcards da pilha e escolhe um deles para formar a frase
4 - o aluno "rouba" um flashcard de um colega e forma uma frase
5 - o aluno "rouba" dois flashcards, um de cada colega e escolhe um deles para formar a frase
6 - o aluno "rouba" três flashcards, um de cada colega e escolhe um deles para formar a frase
Caso os flashcards da pilha acabem, os alunos que tirarem 1, 2 ou 3 pulam sua vez. Caso os alunos não tenham flashcards para serem "roubados", o aluno rouba apenas os disponíveis.
O tempo de cada partida pode ser definido pelo professor e pode ser marcado com um cronômetro, ou para ficar mais divertido com uma bomba do tempo online. Ao final, o aluno com mais flashcards ganha o jogo.
3. THE ALPHABET GAME
Para essa atividade é necessário um recipiente pequeno (como por exemplo, um tubinho de M&M's) e várias letras escritas em pedaços de papel. O professor faz bolinhas de papel com as letras e as coloca dentro do recipiente. Os alunos sentam em círculo e passam o recipiente um para o outro enquanto o professor tocar uma música.
Quando a música parar, o aluno com o recipiente na mão retira uma letra, a pronuncia e fala (ou escreve no quadro) uma palavra que comece com essa letra. Ao final, em duplas ou em grupos, os alunos usam suas letras para formar o maior número de palavras possíveis com elas.
Para essa atividade é necessário um recipiente pequeno (como por exemplo, um tubinho de M&M's) e várias letras escritas em pedaços de papel. O professor faz bolinhas de papel com as letras e as coloca dentro do recipiente. Os alunos sentam em círculo e passam o recipiente um para o outro enquanto o professor tocar uma música.
Quando a música parar, o aluno com o recipiente na mão retira uma letra, a pronuncia e fala (ou escreve no quadro) uma palavra que comece com essa letra. Ao final, em duplas ou em grupos, os alunos usam suas letras para formar o maior número de palavras possíveis com elas.
4. MONSTER GAME
Que tal uma atividade para introduzir um tópico novo aos alunos? Essa atividade é similar ao jogo da forca, porém mais divertida e menos trágica. Basta desenhar um monstrinho no quadro e um traço para cada letra.
Cada vez que um aluno não acertar uma letra, deve escrevê-la dentro da barriga do monstrinho, que pode "comer" apenas seis letras. A palavra final é o tópico que será ensinado no dia, como por exemplo, cores (colors).
Algumas sugestões de "Hangman" online:
www.hangman.no
www.manythings.org/hmf
www.spellingcity.com/hangmouse.html
Que tal uma atividade para introduzir um tópico novo aos alunos? Essa atividade é similar ao jogo da forca, porém mais divertida e menos trágica. Basta desenhar um monstrinho no quadro e um traço para cada letra.
Cada vez que um aluno não acertar uma letra, deve escrevê-la dentro da barriga do monstrinho, que pode "comer" apenas seis letras. A palavra final é o tópico que será ensinado no dia, como por exemplo, cores (colors).
Algumas sugestões de "Hangman" online:
www.hangman.no
www.manythings.org/hmf
www.spellingcity.com/hangmouse.html
5. PLASTIC CUP GAME
Esse jogo é similar a "Batata Quente", porém os alunos devem passar um copinho plástico de café usando apenas um dedo. O professor coloca uma música e os alunos passam o copinho. Quando a música parar, o aluno que tiver o copinho no dedo deve receber uma palavra do professor e formar uma frase.
Outra opção: quando a música parar, o aluno com o copinho fala uma palavra em inglês sobre o tópico que está sendo ensinado. As palavras são anotadas no quadro e no final, usadas para jogar Bingo.
Esse jogo é similar a "Batata Quente", porém os alunos devem passar um copinho plástico de café usando apenas um dedo. O professor coloca uma música e os alunos passam o copinho. Quando a música parar, o aluno que tiver o copinho no dedo deve receber uma palavra do professor e formar uma frase.
Outra opção: quando a música parar, o aluno com o copinho fala uma palavra em inglês sobre o tópico que está sendo ensinado. As palavras são anotadas no quadro e no final, usadas para jogar Bingo.
6. MATCHBOXES TOWER - HOW MANY?
Uma maneira divertida de ensinar seus alunos a contar é usar a torre de caixas de fósforo. Para isso você vai precisar de caixinhas de fósforo encapadas (os alunos podem ajudar nessa tarefa) e cartelas de números de 1 a 10. Os números são dispostos no chão em círculo e os alunos revisam a pronúncia desses números com o professor. Logo após, cada aluno empilha uma caixinha, contando em inglês.
Quando a torre cair, o professor pergunta quantas caixinhas ficaram de pé (How many?). As cartelas de números podem ser impressas direto do site Super Simple Learning - Free Flashcards. E a aula pode ser complementada com um um ótimo vídeo do Youtube:
Logo após, os alunos podem contar as coisas na sala ou pela escola, criando um belo pôster.
Uma maneira divertida de ensinar seus alunos a contar é usar a torre de caixas de fósforo. Para isso você vai precisar de caixinhas de fósforo encapadas (os alunos podem ajudar nessa tarefa) e cartelas de números de 1 a 10. Os números são dispostos no chão em círculo e os alunos revisam a pronúncia desses números com o professor. Logo após, cada aluno empilha uma caixinha, contando em inglês.
Quando a torre cair, o professor pergunta quantas caixinhas ficaram de pé (How many?). As cartelas de números podem ser impressas direto do site Super Simple Learning - Free Flashcards. E a aula pode ser complementada com um um ótimo vídeo do Youtube:
Logo após, os alunos podem contar as coisas na sala ou pela escola, criando um belo pôster.
7. RING TOSSING
O tradicional jogo de argolas ganha uma versão educacional. Os alunos desenham o vocabulário aprendido em pedaços de papel que são colados em rolinhos de papel higiênico. Neste exemplo o tópico era família. As argolas são customizadas pelos alunos.
Os alunos então tentam acertar os rolinhos com as argolas. O professor pode praticar perguntas e respostas ou até mesmo pedir aos alunos que formem frases tendo como base estruturas pré-definidas (This is my brother).
O tradicional jogo de argolas ganha uma versão educacional. Os alunos desenham o vocabulário aprendido em pedaços de papel que são colados em rolinhos de papel higiênico. Neste exemplo o tópico era família. As argolas são customizadas pelos alunos.
Os alunos então tentam acertar os rolinhos com as argolas. O professor pode praticar perguntas e respostas ou até mesmo pedir aos alunos que formem frases tendo como base estruturas pré-definidas (This is my brother).
8. SCHOOL THINGS MEMORY MATCH
Esse é um jogo de memória um pouco diferente. Os alunos desenham em quadradinhos de papel vários objetos escolares em pares para jogar memória. Após terminado o jogo, os quadradinhos são colados em um pôster para que se possam jogar outros jogos.
1. O professor fala uma palavra e os alunos devem bater as duas cartas com as duas mãos simultaneamente. O aluno deve formar uma frase usando a palavra encontrada.
2. Em um minuto, os alunos devem encontrar o maior número de pares, mostrando-os para o professor e anotando as palavras em uma lista. Ao final, escolhem quatro palavras para jogar bingo.
3. O professor descreve um objeto e os alunos devem bater em cima de ao menos uma figura. O primeiro que descobrir a figura leva o ponto.
4. O professor descreve uma figura por sua posição (This object is between the chair and the yellow ruler.).
Esse é um jogo de memória um pouco diferente. Os alunos desenham em quadradinhos de papel vários objetos escolares em pares para jogar memória. Após terminado o jogo, os quadradinhos são colados em um pôster para que se possam jogar outros jogos.
1. O professor fala uma palavra e os alunos devem bater as duas cartas com as duas mãos simultaneamente. O aluno deve formar uma frase usando a palavra encontrada.
2. Em um minuto, os alunos devem encontrar o maior número de pares, mostrando-os para o professor e anotando as palavras em uma lista. Ao final, escolhem quatro palavras para jogar bingo.
3. O professor descreve um objeto e os alunos devem bater em cima de ao menos uma figura. O primeiro que descobrir a figura leva o ponto.
4. O professor descreve uma figura por sua posição (This object is between the chair and the yellow ruler.).
9. WORDS DICE GAME
Para essa atividade, os alunos recebem cada um seis pedaços de papel e tem 5 minutos para anotar em cada um deles palavras em inglês que encontrem pela escola - em posteres, avisos, etc. Os alunos sentam em círculo no chão, fazendo bolinhas de papel com as palavras anotadas.
Para essa atividade, os alunos recebem cada um seis pedaços de papel e tem 5 minutos para anotar em cada um deles palavras em inglês que encontrem pela escola - em posteres, avisos, etc. Os alunos sentam em círculo no chão, fazendo bolinhas de papel com as palavras anotadas.
Sorteado o primeiro aluno a jogar, este joga o dado e segue as regras abaixo, ao tirar cada número:
1 - O aluno tira 1 palavra e forma 1 frase, marcando 1 ponto.
2 - O aluno tira 2 palavras e forma 2 frases, marcando 2 pontos.
3 - O aluno tira 2 palavras e as usa na mesma frase, marcando 3 pontos.
4 - O aluno pula a vez.
5 - O aluno tira 1 palavra e forma duas frases distintas, marcando 2 pontos.
6 - O aluno tira 1 palavra e tem que usá-la em uma situação escolhida pelo professor, como por exemplo em uma conversa telefônica com seu melhor amigo.
Os pontos só são marcados se as frases estiverem corretas. Após terminarem todas as palavras, vence quem acumulou mais pontos.
Dica: para encurtar o tempo de jogo basta diminuir a quantidade de palavras - entregar apenas 4 papéis para cada aluno.
1 - O aluno tira 1 palavra e forma 1 frase, marcando 1 ponto.
2 - O aluno tira 2 palavras e forma 2 frases, marcando 2 pontos.
3 - O aluno tira 2 palavras e as usa na mesma frase, marcando 3 pontos.
4 - O aluno pula a vez.
5 - O aluno tira 1 palavra e forma duas frases distintas, marcando 2 pontos.
6 - O aluno tira 1 palavra e tem que usá-la em uma situação escolhida pelo professor, como por exemplo em uma conversa telefônica com seu melhor amigo.
Os pontos só são marcados se as frases estiverem corretas. Após terminarem todas as palavras, vence quem acumulou mais pontos.
Dica: para encurtar o tempo de jogo basta diminuir a quantidade de palavras - entregar apenas 4 papéis para cada aluno.
10. CHINESE WHISPERS
O famoso jogo do telefone sem fio é excelente para fazer os alunos praticarem frases. Nessa variação, os alunos usam rolinhos de papel-higiênico customizados para passar a mensagem aos colegas. Além de dar um caráter mais formal ao jogo, direciona bem o som ao ouvido dos alunos.
Uma outra variação do jogo é pedir aos alunos que incluam mais uma informação à frase: I like pizza. / I like pizza and pasta. / I like pizza, pasta and _______. Os alunos também podem, por exemplo, mudar uma das informações da frase: My favorite color is red. / My favorite color is not red, it's blue.
O famoso jogo do telefone sem fio é excelente para fazer os alunos praticarem frases. Nessa variação, os alunos usam rolinhos de papel-higiênico customizados para passar a mensagem aos colegas. Além de dar um caráter mais formal ao jogo, direciona bem o som ao ouvido dos alunos.
Uma outra variação do jogo é pedir aos alunos que incluam mais uma informação à frase: I like pizza. / I like pizza and pasta. / I like pizza, pasta and _______. Os alunos também podem, por exemplo, mudar uma das informações da frase: My favorite color is red. / My favorite color is not red, it's blue.
11. ANIMALS DOMINO
Esse é um jogo ótimo para ensinar as partes de um animal (claws, legs, whiskers, tale, wings, etc.). É como um jogo de dominó: cada aluno recebe sete miniaturas de animais e o primeiro posiciona um animal no chão. O próximo aluno deve colocar um animal na sequência, com algo em comum com o animal anterior.
Por exemplo, se o primeiro aluno colocou uma vaca, o segundo pode colocar um bode e falar: "Both have four legs.". Ganha quem posicionar todos os animais primeiro, como num jogo de dominó. Outra ideia é pedir aos alunos que desenhem animais em pedaços de cartolina para usá-los ao invés das miniaturas.
Esse é um jogo ótimo para ensinar as partes de um animal (claws, legs, whiskers, tale, wings, etc.). É como um jogo de dominó: cada aluno recebe sete miniaturas de animais e o primeiro posiciona um animal no chão. O próximo aluno deve colocar um animal na sequência, com algo em comum com o animal anterior.
Por exemplo, se o primeiro aluno colocou uma vaca, o segundo pode colocar um bode e falar: "Both have four legs.". Ganha quem posicionar todos os animais primeiro, como num jogo de dominó. Outra ideia é pedir aos alunos que desenhem animais em pedaços de cartolina para usá-los ao invés das miniaturas.
12. MY VERY OWN HOUSE
A ideia é entregar uma planta baixa de uma casa ou apartamento para que os alunos nomeiem as partes da casa (living room, bathroom, kitchen, etc) e desenhem os móveis na própria planta (table, chairs, couch, etc).
Os alunos trabalham em duplas, fazendo perguntas sobre os desenhos:
What do you have in the _______? / I have _________.
How many ______ are there in the _____? / There are _________.
Is there a ______ in the _______?
A ideia é entregar uma planta baixa de uma casa ou apartamento para que os alunos nomeiem as partes da casa (living room, bathroom, kitchen, etc) e desenhem os móveis na própria planta (table, chairs, couch, etc).
Os alunos trabalham em duplas, fazendo perguntas sobre os desenhos:
What do you have in the _______? / I have _________.
How many ______ are there in the _____? / There are _________.
Is there a ______ in the _______?
13. PAPER PLANES COMPETITION
Esta atividade pode ser realizada no pátio da escola ou mesmo em sala de aula. Cada aluno faz seu próprio avião de papel, customizando-o e escrevendo seu nome nele. O professor marca uma linha de lançamento, onde ficarão os alunos, e uma linha de chegada, onde os aviões devem chegar.
Escolhido o tópico, o professor faz uma pergunta sobre o tema e os alunos lançam seus aviões em direção à linha de chegada. O dono do primeiro avião a cruzar a linha tem o direito de responder à pergunta. Se a resposta estiver correta, o aluno marca um ponto, caso contrário os outros podem responder e marcar o ponto.
Aqui, algumas dicas de sites que ensinam a dobrar aviões de papel:
http://www.paperairplanes.co.uk/
http://www.bestpaperairplanes.com/
Esta atividade pode ser realizada no pátio da escola ou mesmo em sala de aula. Cada aluno faz seu próprio avião de papel, customizando-o e escrevendo seu nome nele. O professor marca uma linha de lançamento, onde ficarão os alunos, e uma linha de chegada, onde os aviões devem chegar.
Escolhido o tópico, o professor faz uma pergunta sobre o tema e os alunos lançam seus aviões em direção à linha de chegada. O dono do primeiro avião a cruzar a linha tem o direito de responder à pergunta. Se a resposta estiver correta, o aluno marca um ponto, caso contrário os outros podem responder e marcar o ponto.
Aqui, algumas dicas de sites que ensinam a dobrar aviões de papel:
http://www.paperairplanes.co.uk/
http://www.bestpaperairplanes.com/
14. TOP TRUMPS
Quem não lembra, nunca teve ou nunca jogou Super Trunfo? E que tal se seus alunos criassem seus próprios super-heróis e suas próprias cartas de "Top Trumps"? No site da Marvel é possível montar seu super-herói online: http://marvel.com/games/cyos
Além de ter um rico vocabulário sobre partes do corpo e roupas e acessórios, serve de inspiração para que seus alunos criem suas cartas de Super Trunfo.
Para montar as cartas basta dividir 50 pontos em cinco categorias: intelligence, strenght, speed, agility e teamwork, como no modelo abaixo (meu herói é o Crimson Phoenix):
Agora é só desenhar as cartas e começar competir (e porque não praticar comparativos?).
E para quem gosta de jogar online, que tal jogar com "Os Incríveis"?
http://www.dan-dare.org/…/Car…/Incredibles2/Incredibles2.htm
Então, boa diversão...e bom aprendizado...!!!
Quem não lembra, nunca teve ou nunca jogou Super Trunfo? E que tal se seus alunos criassem seus próprios super-heróis e suas próprias cartas de "Top Trumps"? No site da Marvel é possível montar seu super-herói online: http://marvel.com/games/cyos
Além de ter um rico vocabulário sobre partes do corpo e roupas e acessórios, serve de inspiração para que seus alunos criem suas cartas de Super Trunfo.
Para montar as cartas basta dividir 50 pontos em cinco categorias: intelligence, strenght, speed, agility e teamwork, como no modelo abaixo (meu herói é o Crimson Phoenix):
Agora é só desenhar as cartas e começar competir (e porque não praticar comparativos?).
E para quem gosta de jogar online, que tal jogar com "Os Incríveis"?
http://www.dan-dare.org/…/Car…/Incredibles2/Incredibles2.htm
Então, boa diversão...e bom aprendizado...!!!
15. QUICK SKETCH
Este jogo pode ser jogado individualmente, se o grupo for pequeno, ou em dois times. Separa-se o quadro em duas ou três partes - uma para cada grupo ou aluno, sorteando quem vai começar. O professor dá um tema (ex.: toys, animals, school supplies, etc) e o primeiro aluno desenha um item em seu espaço, dizendo em voz alta o que desenhou, ou formando uma frase (o professor pode oferecer algumas estruturas para ajudar). Logo que termine, o segundo aluno faz o mesmo e assim por diante. Quem repetir a palavra ou ficar mais de 5 segundos sem desenhar, é eliminado.
É diversão garantida...além de muito divertido ainda testa o nível de vocabulário dos alunos. E para que gosta de desenhar e trocar seus desenhos online, existe um site muito legal: http://www.sketchswap.com/
Este jogo pode ser jogado individualmente, se o grupo for pequeno, ou em dois times. Separa-se o quadro em duas ou três partes - uma para cada grupo ou aluno, sorteando quem vai começar. O professor dá um tema (ex.: toys, animals, school supplies, etc) e o primeiro aluno desenha um item em seu espaço, dizendo em voz alta o que desenhou, ou formando uma frase (o professor pode oferecer algumas estruturas para ajudar). Logo que termine, o segundo aluno faz o mesmo e assim por diante. Quem repetir a palavra ou ficar mais de 5 segundos sem desenhar, é eliminado.
É diversão garantida...além de muito divertido ainda testa o nível de vocabulário dos alunos. E para que gosta de desenhar e trocar seus desenhos online, existe um site muito legal: http://www.sketchswap.com/
16. FAMILY BOWLING GAME
Sabe aqueles rolinhos de papel higiênico que temos pena de jogar fora? Eles podem virar um jogo de boliche para praticar vocabulário sobre os membros da família. Os alunos usam os rolinhos para criar uma família, que são os pinos. Uma bola de papel amassado é arremessada e para cada pino derrubado, os alunos praticam perguntas e respostas (Who's this? / It's Mommy.).
Após o jogo, todo o vocabulário aprendido pode ser reforçado com um vídeo online, onde os alunos identificam os membros da família (Who's that? / That is the brother.):
Alguns jogos online também podem contribuir para as aulas. No site Anime-Jogos - Family-Guy-Memory-Game, os fãs do seriado Family Guy podem jogar um jogo de memória online. Já no site gotchagames - lego-ville-family-helper,além de reforçarem o vocabulário sobre família, os alunos ainda revisam partes da casa, mobília e ações.
Sabe aqueles rolinhos de papel higiênico que temos pena de jogar fora? Eles podem virar um jogo de boliche para praticar vocabulário sobre os membros da família. Os alunos usam os rolinhos para criar uma família, que são os pinos. Uma bola de papel amassado é arremessada e para cada pino derrubado, os alunos praticam perguntas e respostas (Who's this? / It's Mommy.).
Após o jogo, todo o vocabulário aprendido pode ser reforçado com um vídeo online, onde os alunos identificam os membros da família (Who's that? / That is the brother.):
Alguns jogos online também podem contribuir para as aulas. No site Anime-Jogos - Family-Guy-Memory-Game, os fãs do seriado Family Guy podem jogar um jogo de memória online. Já no site gotchagames - lego-ville-family-helper,além de reforçarem o vocabulário sobre família, os alunos ainda revisam partes da casa, mobília e ações.
17. MEMORY CHALLENGE
O professor mostra um poster aos alunos por 30 segundos ou por um minuto. Logo após, o professor faz perguntas sobre o poster, valendo um ponto para cada resposta correta.
Outra ideia é pedir aos alunos que façam uma lista de todas as palavras que eles lembram que viram no poster. As palavras podem ser usadas para formar frases ou para jogar Bingo.
O professor mostra um poster aos alunos por 30 segundos ou por um minuto. Logo após, o professor faz perguntas sobre o poster, valendo um ponto para cada resposta correta.
Outra ideia é pedir aos alunos que façam uma lista de todas as palavras que eles lembram que viram no poster. As palavras podem ser usadas para formar frases ou para jogar Bingo.