Seqüência didática - Estrangeirismo no dia-a-dia
Objetivos
- Identificar o uso de expressões estrangeiras usadas no cotidiano.
- Conscientizar os alunos do que eles já sabem.
- Identificar o uso de expressões estrangeiras usadas no cotidiano.
- Conscientizar os alunos do que eles já sabem.
Conteúdos
- Estrangeirismos.
- Caso genitivo (genitive case ou -s).
- Estrangeirismos.
- Caso genitivo (genitive case ou -s).
Ano
6º ano.
6º ano.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Cinco aulas.
Material necessário
Cartolina e pincéis atômicos.
Cartolina e pincéis atômicos.
Desenvolvimento
1ª Etapa
Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Pergunte se eles vão ao shopping. O que significa essa palavra? E, no computador, que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia. Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe.
Verifique as expressões que os alunos conhecem em inglês. Pergunte se eles vão ao shopping. O que significa essa palavra? E, no computador, que palavras surgem? Peça que os alunos façam uma lista de estrangeirismos do dia-a-dia. Escreva no quadro os termos e pronuncie-os com a classe.
2ª Etapa
Hora de classificar as palavras escolhidas. Apresente à turma um painel de cartolina com as seguintes divisões: technology, food, stores, others ("tecnologia", "comida", "lojas", "outros"). Explique o significado das categorias sem traduzi-las: use gestos e exemplos simples, como "hamburger is food". Divida a turma em grupos e proponha que cada um organize as expressões relativas a uma categoria. Entregue tiras de cartolina em branco e peça que escrevam nelas as palavras selecionadas. Os alunos devem colá-las no painel embaixo da coluna correta.
Hora de classificar as palavras escolhidas. Apresente à turma um painel de cartolina com as seguintes divisões: technology, food, stores, others ("tecnologia", "comida", "lojas", "outros"). Explique o significado das categorias sem traduzi-las: use gestos e exemplos simples, como "hamburger is food". Divida a turma em grupos e proponha que cada um organize as expressões relativas a uma categoria. Entregue tiras de cartolina em branco e peça que escrevam nelas as palavras selecionadas. Os alunos devem colá-las no painel embaixo da coluna correta.
3ª Etapa
Entre as palavras sugeridas, escolha algumas terminadas em -s: Habibs, Bobs, McDonalds... Pergunte o que os três nomes têm em comum. Leve-os a perceber o uso do -s (o caso genitivo) e explique que a terminação indica posse - ou seja, que a lanchonete pertence ao Habib, ao Bob ou ao McDonald. Peça à classe que cite lojas locais que levam o nome do dono: Toninho Bar, Pizzaria Fabrício... Como ficariam se seguissem a regra dos nomes de estabelecimentos em inglês? Transforme alguns exemplos com os alunos ("Toninhos", "Fabrícios") e deixe-os exercitar com outros.
Entre as palavras sugeridas, escolha algumas terminadas em -s: Habibs, Bobs, McDonalds... Pergunte o que os três nomes têm em comum. Leve-os a perceber o uso do -s (o caso genitivo) e explique que a terminação indica posse - ou seja, que a lanchonete pertence ao Habib, ao Bob ou ao McDonald. Peça à classe que cite lojas locais que levam o nome do dono: Toninho Bar, Pizzaria Fabrício... Como ficariam se seguissem a regra dos nomes de estabelecimentos em inglês? Transforme alguns exemplos com os alunos ("Toninhos", "Fabrícios") e deixe-os exercitar com outros.
4ª Etapa
Para finalizar, sugira que os alunos criem um estabelecimento, desenhem um logotipo (símbolo que o identifica) e dêem a ele seus nomes usando o caso genitivo.
Avaliação
Registre a evolução de cada aluno, obervando a participação na pesquisa das palavras, na montagem do painel e na pronúncia. Confira se os que já estudam Inglês seguem motivados.
Para finalizar, sugira que os alunos criem um estabelecimento, desenhem um logotipo (símbolo que o identifica) e dêem a ele seus nomes usando o caso genitivo.
Avaliação
Registre a evolução de cada aluno, obervando a participação na pesquisa das palavras, na montagem do painel e na pronúncia. Confira se os que já estudam Inglês seguem motivados.
CONSULTORIA Edileusa Andrade de Carvalho, professora de Língua Inglesa da EMEF Presidente Kennedy, em São Paulo, e Celina Fernandes, consultora de Língua Estrangeira.