SEQUÊNCIA DIDÁTICA
I – Conteúdos
Gênero discursivo:
ü Rotina diária;
ü Leitura e produção oral e escrita;
ü Produção escrita de slide no aplicativo PowerPoint;
ü Ensino de estratégias de leitura.
Características e marcas linguísticas do gênero:
Presente simples, Advérbios de frequência, Usos dos verbos auxiliares Do e Does em perguntas e Pronomes interrogativos.
II – AULAS PREVISTAS
ü 10 aulas
III - EXPECTATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ø Pesquisar na Internet sobre rotina diária em inglês a fim de ativar o conhecimento prévio sobre o gênero rotina diária;
Ø Aprender a usar o aplicativo PowerPoint para produção de um slide com o texto sobre a sua rotina diária e a rotina diária de sua família;
Ø Ler textos diversificados sobre a rotina diária em primeira e terceira pessoa do singular;
Ø Fazer uso de diferentes estratégias de leitura para compreender os textos trabalhados;
IV – RECUSROS DIDÀTICOS:
ü Lousa digital; cadernos, lápis, canetas, dicionários, computador, internet, livro didático, câmera digital e aplicativo Windows Movie Maker e PowerPoint.
V- DIAGNÓSTICO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Atividade I.
Ø Reconhecer texto sobre a rotina diária em Português;
Ø Reconhecer advérbios de freqüência em Português;
Ø Reconhecer a estrutura de formação de frases em Português no presente.
(Suj+adv+verbo+complemento)
v Leitura de um texto sobre rotina diária em inglês;
v Reconhecer os advérbios de freqüência em inglês;
v Reconhecer a estrutura de formação de frases em inglês no presente simples ( A mesma estrutura do Português)
(Suj+adv+verbo+complemento)
Aulas previstas: 1 aula de 50´
Expectativa de ensino e aprendizagem:
ü Usar conhecimento prévio e vocabulário já estudado para ler textos em primeira e terceira pessoa sobre o gênero: rotina diária.
ü Discutir em pares sobre a sua rotina diária e o vocabulário usado nos textos;
ü Leitura em voz alta na lousa digital objetivando trabalhar a pronuncia e estudo da gramática e vocabulário do gênero em questão. (Simple Present / adverbs of frequency)
ü Apresentação de aula usando o aplicativo PowerPoint para ilustrar o uso e pronuncia dos advérbios de frequência.
AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
- Atividade II - Ler o texto sobre a rotina diária de: Leila from Brazil
- Aula prevista: uma aula de 50 minutos.
EXPECTATIVA DE ENSINO APRENDIZAGEM
· Identificar e entender os significados dos verbos e advérbios do texto;
· Usar a preposição ´´at´´ antes de horas;
· Revisar as horas;
· Revisar os dias da semana;
· Fazer uso de pré-leitura, leitura e pós leitura dos textos trabalhados,
· Usar as marcas tipográficas presentes no texto tais como as figuras que descrevem as ações no texto para melhor compreendê-lo sem precisar fazer uso de tradução;
· Fazer uso de palavras transparentes e uso sufixos e afixos para compreender o vocabulário.
TEXTO: A Typical Day
Fazer leitura do texto: A Typical Day
o Pré-leitura:
Na atividade de pré-leitura discutiremos o título do texto e os alunos trabalhão em pares para discutirem sobre seu typical Day. Ou seja, discutirão novamente sobre a sua rotina diária.
o Leitura
Durante a leitura os alunos fazem um skimming to texto e colocamos algumas frases que descrevem a rotina diária na lousa. Os alunos trabalham em pares e discutem os significados das palavras que não conhecem. O professor elícita dos alunos essas palavras e trabalha a pronuncia e significado na lousa.
o Pós-Leitura
Os alunos trabalham em pares, lêem o texto e fazem um scanning to texto procurando por informações para responder as perguntas de compreensão do texto.
Trabalha um exercícios de múltipla escolha onde tem que responder ( T ) ou ( F ) para as alternativas.
Faz uma atividade onde eles têm que relacionar marcas tipográficas as frases do texto.
DIAGNÓSTICO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIO
Atividade 1: Aprendendo sobre uma rotina diária.
Aula Prevista: 1 aula
Expectativa de ensino e aprendizagem:
o Discutir oralmente sobre uma rotina diária dos alunos.
o Discutir o tipo de linguagem usada para descrever uma rotina diária. Mostrar frases descrevendo uma rotina diária em inglês e ou Português na lousa digital.
v Apresentar um texto com figuras e frases sobre a rotina diária de uma pessoa.
v Apresentar aula na lousa explicitando os usos do presente simples e advérbios de frequência;
v Desenvolver atividades de leitura e compreensão de textos sobre a rotina diária;
v Expor na lousa as frases desenvolvidas pelos alunos.
SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
Atividade 2: Discutir em pares e produzir um texto sobre a sua rotina diária
Aulas previstas: 2 aulas de 50´
Expectativas de ensino aprendizagem:
- Fazer uso apropriado das estruturas linguísticas e vocabulário para produzir um texto sobre o gênero rotina diária;
- Produzir um texto sobre a rotina diária de um membro da família;
Atividade: 3 Reescrever os textos e produzir slides da sua rotina diária no PowerPoint
Aula Prevista: 2 aulas.
Expectativa de ensino aprendizagem:
I. Usar o aplicativo PowerPoint para produzir um slide sobre sua rotina diária.
II. Enviar o Slide com o texto para o blog da escola ou para o correio eletrônico do professor.
Atividade 4:
- divulgação do material produzido via webpage
- Enviar a produção escrita para uma professora na Rússia.
Aulas previstas: 1 aula.
Avaliação:
i. Avaliar participação e cooperação dos alunos durante as fases do projeto;
ii. Entrega de atividades e tarefas de casa nas datas estabelecidas;
iii. Prova escrita sobre o conteúdo trabalhado.
REFERÊNCIAS:
Sequências didáticas - Convite à ação: Línguas estrangeiras. In: Reorientação Curricular do 6º ao 9º ano. Currículo em Debate. Caderno 6.8, 6.8.2. Secretaria de Estado da Educação de Goiás. Goiânia, 2009.
http://ecovambrasil.blogspot.com/