27/05/2015

Bayeux - PB - Brasil


A colonização da região onde se localiza a cidade teve início no século XVI. Em 1585, quando foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves ( atual João Pessoa) , e houve o início do povoamento da cidade Santa Rita, Bayeux ( situada entre essas duas cidades) sofreu a influencia da colonização onde hoje é região metropolitana na Capital.


A povoação que deu origem a cidade começou com o nome de "Rua do Baralho".Um tempo depois, o nome passou para "Boa Vista ".



Já em 1634 , o local era denominado de "Barreiros"
Com o decreto estadual 454, de 2 de Julho de 1944, o nome de Barreiros foi modificado para Bayeux , por sugestão do paraibano e fundador dos Diários Associados, o jornalista Assis Chateaubriand, em homenagem a outra cidade francesa,de mesmo nome, que foi a primeira localização a ser liberada das mãos dos nazistas pelos aliados,durante a Segunda Guerra Mundial.

A elevação de Bayeux à categoria de distrito ocorreu através da lei municipal 48, de 10 de Dezembro de 1948.Nessa época ,o distrito de Bayeux pertencia a cidade de Santa Rita.A condição de município foi adquirida através da lei 2148,de 20 de Junho de 1959.Sua instalação oficial ocorreu a 15 de Dezembro de 1959.

Seu padroeiro é São Sebastião, cuja festa se realiza em 20 de Janeiro.O município ainda festeja São Pedro ( padroeiro dos Pescadores -mês de Julho) , São Bento ( no mês de Novembro) e Nossa Senhora da Conceição ( em Dezembro).



Bayeux é a segunda menor área territorial da Paraíba e esta localizada na mesorregião da Mata Paraibana (micro região da Paraíba),no litoral norte paraibano,fazendo limites com os municípios de Santa Rita (7 km) e João Pessoa ( 6 km).


Com uma área de 27,5 km quadrados , da qual 60 % é constituída de manguezais e resquícios de Mata Atlântica (181,22 ha) que formam um ecossistema importante para a fauna e flora e flora do Estado da Paraíba.A cidade de Bayeux é propícia para a prática do Eco-Turismo. São vários quilômetros de rios navegáveis, nos quais poderão ser desfrutadas várias paisagens, conhecendo-se inclusive o habitat do caranguejo.


Suas manifestações culturais são representadas pelo Cavalo Marinho, Quadrilhas Juninas , Grupos Teatrais , Festival do Caranguejo , Carreata do Fusca , Corrida de Canoas , Comidas Típicas e Artesanatos.


Bayeux tem a maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba.No ano de 1996, sua produção chegou a 114,7 toneladas, o que correspondeu a 24,62% da produção estadual. Este foi um dos motivos que proporcionaram a realização do I CARANGA FEST - Festival do Caranguejo, no ano de 1997. O festival é aberto com o Love ao Fusca , uma carreata de Fuscas, que já é tradicional e conta com a participação de aproximadamente 200 fuscas de vários modelos e anos, é realizado sempre no dia 29 de Agosto.



Arquivo do blog