29/07/2015

5 dicas para você se dar bem no inglês - prova do ENEM



A prova do ENEM tem sempre 5 questões com textos curtos. A interpretação desses textos é que te fará vencedor, ou perdedor. Então, vamos lá:

1 – IDENTIFIQUE O TEXTO
Isso é vital, pois o tipo de texto já ajuda 80% na resposta. É uma notícia? Uma charge? Uma propaganda? Música? Poesia?
a) Muito bem, se for notícia:
Preste atenção no título, e subtítulos, (escritos acima da notícia) e no site de referência que é escrito abaixo da notícia. Eles dão várias dicas como, por exemplo, as palavras government ou minister como subtítulo de uma notícia indicam que é um texto sobre política. Queen pode estar relacionada a rainha, palácio, inglaterra.
E preste atenção também na procedência do texto - os sites de referência escritos abaixo da notícia. É da revista Time? Que tipo de texto encontra-se na revista Time? É da BBC de Londres? Jornal O GLOBO? Globonews? Quais são os textos relacionados a essas mídias?
b) Se for uma charge:
Preste atenção nas expressões faciais dos personagens. Se estão tristes, alegres. Se eles estão falando ou pensando, para que você identifique o verbo correto nas alternativas de resposta : think ou speak, por exemplo.
c) Se for uma música ou poesia:
Quem é o autor? Você já pode ter uma noção sobre o texto sabendo detalhes do autor. De onde ele é? Qual seu estilo? Em que época ele viveu?
d) Se for propaganda:
Identifique o produto. É nacional? Que tipo de público consome esse produto? Se for internacional, quais os países e públicos que mais consomem o produto?

2 – FOQUE NA IDÉIA GERAL
Não traduza palavra por palavra, mesmo porque é impossível, pois textos, muitas vezes contêm expressões e gírias, e tradução não se faz ao pé da letra, por palavras e sim, por contexto. Portanto, capte a ideia central e não se preocupe se você não entender todas as palavras, isso é absolutamente normal e não o prejudicará de forma alguma no entendimento da ideia central.

3 – NÃO LEIA AS RESPOSTAS ANTES!!!
Muitos estudantes acham que é bom dar uma olhada nas respostas e depois ler o texto. Tremendo engano! Isso só confunde as ideias e acaba atrapalhando muito, pois geralmente as respostas de múltipla escolha têm “pegadinhas” e é aí que está o problema. Para entender bem e se “safar” das “pegadinhas”, leia bem o texto, se preciso, 2 ou 3 vezes. Depois vá para as respostas e aí então, volte ao texto para achar a resposta certa.

4 – PRESTE ATENÇÃO NOS SINAIS E NOS FALSOS COGNATOS!
Outra dica importante sobre o texto é: preste atenção nos sinais. Palavras entre aspas, parênteses, em itálico, sublinhados ou em negrito querem dizer alguma coisa. Não estão no texto para enfeite! Se encontrá-las no texto é para chamar sua atenção para algo em especial. Fique alerta!
E os FALSOS COGNATOS, são palavras derivadas do latim, que aparecem em diferentes idiomas com ortografia semelhante, e que têm, portanto, a mesma origem, mas que ao longo do tempo acabaram adquirindo significados diferentes. Estude os falsos cognatos!
Exemplos:
ACTUALLY - Na verdade. E não, atualmente.
ARGUMENT - Discussão, bate boca.
DATA - Dados, números, informações.

5 – BUSQUE CONHECIMENTO FORA E ATUALIZE-SE!
Não fique estudando só com o que tem nas mãos. Com certeza isso não será suficiente. É preciso ousar, correr atrás de muito mais. Portanto assista filmes em inglês com a legenda em inglês (é uma excelente forma de aprender!); ouça músicas em inglês (que também é divertido!); visite sites e blogs que disponibilizam exercícios em todos níveis.

ATUALIZE-SE – Leia o máximo possível em inglês. Livros, poesias, artigos, charges, piadas, notícias (sempre com dicionário ao lado, anotando as palávras novas e enriquecendo seu vocabulário) e fique por dentro do que está acontecendo, pois com certeza a prova do Enem trará muitas atualidades.


Arquivo do blog

Grupo - Inglês - Atividades escolares, Apostilas, Dicas, Planos de aula, etc