29/07/2015

5 dicas para você se dar bem no inglês - prova do ENEM



A prova do ENEM tem sempre 5 questões com textos curtos. A interpretação desses textos é que te fará vencedor, ou perdedor. Então, vamos lá:

1 – IDENTIFIQUE O TEXTO
Isso é vital, pois o tipo de texto já ajuda 80% na resposta. É uma notícia? Uma charge? Uma propaganda? Música? Poesia?
a) Muito bem, se for notícia:
Preste atenção no título, e subtítulos, (escritos acima da notícia) e no site de referência que é escrito abaixo da notícia. Eles dão várias dicas como, por exemplo, as palavras government ou minister como subtítulo de uma notícia indicam que é um texto sobre política. Queen pode estar relacionada a rainha, palácio, inglaterra.
E preste atenção também na procedência do texto - os sites de referência escritos abaixo da notícia. É da revista Time? Que tipo de texto encontra-se na revista Time? É da BBC de Londres? Jornal O GLOBO? Globonews? Quais são os textos relacionados a essas mídias?
b) Se for uma charge:
Preste atenção nas expressões faciais dos personagens. Se estão tristes, alegres. Se eles estão falando ou pensando, para que você identifique o verbo correto nas alternativas de resposta : think ou speak, por exemplo.
c) Se for uma música ou poesia:
Quem é o autor? Você já pode ter uma noção sobre o texto sabendo detalhes do autor. De onde ele é? Qual seu estilo? Em que época ele viveu?
d) Se for propaganda:
Identifique o produto. É nacional? Que tipo de público consome esse produto? Se for internacional, quais os países e públicos que mais consomem o produto?

2 – FOQUE NA IDÉIA GERAL
Não traduza palavra por palavra, mesmo porque é impossível, pois textos, muitas vezes contêm expressões e gírias, e tradução não se faz ao pé da letra, por palavras e sim, por contexto. Portanto, capte a ideia central e não se preocupe se você não entender todas as palavras, isso é absolutamente normal e não o prejudicará de forma alguma no entendimento da ideia central.

3 – NÃO LEIA AS RESPOSTAS ANTES!!!
Muitos estudantes acham que é bom dar uma olhada nas respostas e depois ler o texto. Tremendo engano! Isso só confunde as ideias e acaba atrapalhando muito, pois geralmente as respostas de múltipla escolha têm “pegadinhas” e é aí que está o problema. Para entender bem e se “safar” das “pegadinhas”, leia bem o texto, se preciso, 2 ou 3 vezes. Depois vá para as respostas e aí então, volte ao texto para achar a resposta certa.

4 – PRESTE ATENÇÃO NOS SINAIS E NOS FALSOS COGNATOS!
Outra dica importante sobre o texto é: preste atenção nos sinais. Palavras entre aspas, parênteses, em itálico, sublinhados ou em negrito querem dizer alguma coisa. Não estão no texto para enfeite! Se encontrá-las no texto é para chamar sua atenção para algo em especial. Fique alerta!
E os FALSOS COGNATOS, são palavras derivadas do latim, que aparecem em diferentes idiomas com ortografia semelhante, e que têm, portanto, a mesma origem, mas que ao longo do tempo acabaram adquirindo significados diferentes. Estude os falsos cognatos!
Exemplos:
ACTUALLY - Na verdade. E não, atualmente.
ARGUMENT - Discussão, bate boca.
DATA - Dados, números, informações.

5 – BUSQUE CONHECIMENTO FORA E ATUALIZE-SE!
Não fique estudando só com o que tem nas mãos. Com certeza isso não será suficiente. É preciso ousar, correr atrás de muito mais. Portanto assista filmes em inglês com a legenda em inglês (é uma excelente forma de aprender!); ouça músicas em inglês (que também é divertido!); visite sites e blogs que disponibilizam exercícios em todos níveis.

ATUALIZE-SE – Leia o máximo possível em inglês. Livros, poesias, artigos, charges, piadas, notícias (sempre com dicionário ao lado, anotando as palávras novas e enriquecendo seu vocabulário) e fique por dentro do que está acontecendo, pois com certeza a prova do Enem trará muitas atualidades.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

activities (216) alegria (67) amor (123) ano novo (28) Bayeux (89) coração (74) Cristo (62) Deus (302) ebook (28) english (704) feliz (91) fundamental II (14) grammar (56) ingles (570) inglês (462) Jesus (357) lingua inglesa (518) Maria (101) neidefbg (41) neidinha franca (39) oração (69) paz (59) pb (63) professor (32) teacher (72) teaching (44) tips (192) worksheets (101)

Facebook

Arquivo do blog