25/11/2016

Por que a “Black Friday” é chamada de “Black Friday”?




Existem duas histórias plausíveis que explicam o porquê da Black Friday (Sexta-Feira Negra) ser chamada de Black Friday. A primeira versão sustenta que o termo Black Friday foi cunhado pela polícia da Filadélfia para descrever o tráfego pesado e caótico de pedestres e veículos que ocorria após o dia de Ação de Graças. O emprego do termo começou em 1961 e começou a ser usado fora da Filadélfia por volta de 1975.




A segunda versão diz que os comerciantes tradicionalmente ficavam no vermelho (perdas financeiras) de janeiro a novembro, e a Black Friday indicava o ponto no qual os comerciantes começavam a operar in the black (no azul). Se essa segunda versão for a verdadeira, o termo Black Friday poderia ser traduzido como Sexta-Feira Azul, visto que, em Contabilidade, estar no azul significa estar no lucro.

“Black Friday” em outros países

Black Friday foi exportada dos EUA para outros países tais como Reino Unido e Brasil. Em 2012, após dois anos de resultados medíocres, diversas lojas de departamentos no Brasil juntaram-se aos competidores estrangeiros numa Black Friday bem sucedida que dobrou seus lucros em relação ao ano anterior. No México, o Black Friday inspirou o governo a criar o El Buen Fin, um fim de semana cheio de descontos e promoções que ocorre anualmente.

See  more at:

http://www.inglesnosupermercado.com.br/por-que-a-black-friday-e-chamada-de-black-friday/

Arquivo do blog