22/04/2009

Bayeux

Fundação: 15/12/1959
Gentílico: bayeuxense, bayeusense ou bayeense
Estado: Paraiba
Mesorregiao: Mata Paraibana
Área: 32 km²
População: 95.004 hab. est. 2006
Clima: Tropical quente e úmido
PIB: R$ 365.917.000,00 IBGE 2004

Bayeux (pronuncia-se: baiê):

Índios Potiguaras e Tabajaras viviam ao norte do litoral paraibano, às margens do Rio Paraíba e seus afluentes, o rio Rio Sanhauá e o Rio Paroeira, onde atualmente o município de Bayeux se situa.

O início de sua colonização foi muito influenciada pela proximidade com a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, como era então chamada João Pessoa.

A colonização do município de Bayeux está muito ligada às histórias de João Pessoa e Santa Rita. Em 1585 foi fundada a cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves (hoje João Pessoa).

Anos mais tarde foi iniciado o povoado de Santa Rita. Bayeux, no meio das duas localidades sofreu influência dessas colonizações. A povoação, distante quatro quilômetros de Filipéia, começou com o nome de Rua do Baralho. Depois, Boa Vista e, em 1634, Barreiros - nome em decorrência do engenho de Barreiros.

O Decreto-Lei estadual nº 454, de 2 junho de 1944, sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do estado na época, Rui Carneiro, modificou finalmente o nome para Bayeux em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

A elevação à categoria de distrito ocorreu através da lei municipal no. 48, de 10 de dezembro de 1948.

Bayeux pertenceu a Santa Rita até então, quando finalmente adquiriu o status de município pela Lei no. 2.148, de 28 de junho de 1959.

A instalação oficial do município se deu no dia 15 de dezembro de 1959.

Sua principal artéria urbana é a Avenida Liberdade, cujo nome também remete a libertação da referida cidade francesa do poder nazista.

Seu padroeiro é São Sebastião, cuja festa se realiza em 20 de Janeiro.
O município ainda festeja o dia de São Pedro em 25 de julho, o dia de São Bento no mês de novembro e Nossa Senhora da Conceição em dezembro.
Suas manifestações culturais são representadas por quadrilhas juninas, grupos teatrais, Festival do Caranguejo, Carreata do Fusca, Corrida de Canoas, comidas típicas e artesanatos.Bayeux tem a maior produção de caranguejo do Estado da Paraíba. No ano de 1996, sua produção chegou a 114,7 toneladas, o que correspondeu a 24,62% da produção estadual. Contudo, com a exploração desenfreada desse crustáceo, a produção tende a cair, segundo estudos de impacto ambiental.

O caranguejo é um dos motivos que proporcionaram a realização do ‘Caranga Fest - Festival do Caranguejo’.

O festival é aberto com o Love ao Fusca, uma carreata desses carros que já se tornou tradicional e conta com a participação de aproximadamente 200 Fuscas de vários modelos e anos.

É realizada sempre no dia 29 de agosto e uma grande variedade de pratos feitos à base de caranguejo são servidos nessa festa, como: "Ensopado de Caranguejo", "Caranguejo ao Coco", "Patola de Caranguejo", "Casquinha de Caranguejo" e "Pirão de Caranguejo".

http://www.bayeux.pb.gov.br/sobrecidade.asp

Arquivo do blog