28/11/2010

Eu participei da Romaria da Penha - João Pessoa - PB










Foi muiiiiiiito lindo!
bjs
Neidinha
*********



A 'Romaria da Penha' teve início às 22h deste sábado (27), em frente à Igreja de Lourdes, no Centro da Capital. Foram conduzidas duas imagens da Santa, sendo uma na levada no andor, nos ombros dos fiéis, com um pedido de paz e, a outra, em um carro aberto.

Os romeiros vindos de vários municípios da Paraíba e até de outros Estados, caminharam quase 14 quilômetros até a chegada ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, localizada na Praia da Penha, onde uma Missa Campal foi presidida pelo Pe. Carlos Maurício, e concelebrada por outros padres da Arquidiocese da Paraíba.

Tradição

A Romaria da Penha costumeiramente sai da Igreja de Lourdes porque ela era a Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje, o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Cabo Branco).

Tema do ano

A Festa da Penha completa 247 anos. O tema deste ano foi: “Com Maria aprendemos: ‘servir ao Deus único é servir aos irmãos’”.

História da Romaria em João Pessoa

O português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra do norte em direção à Europa. No litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranquilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, no Rio de Janeiro. A Romaria da Penha é realizada sempre no último domingo de novembro.

Percurso

1 km: quando os romeiros passam em frente à Maternidade Cândida Vargas, ainda na Av. João Machado, completam 1 quilômetro de percurso.

2 km: no início da Mata do Buraquinho, já na Av. Pedro II.

3 km: na entrada do Jardim Botânico.

4 km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à UFPB.

5 km: em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB.

6 km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

7 km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, estão no meio do percurso.

8 km: no contorno na entrada do bairro de Mangabeira.

9 km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.

10 km: na entrada do Quadramares.

11 km: na subida para a Penha.

12 km: na entrada da Penha.

13 km: na rua que leva ao Santuário.



Do Portal Correio com Pascom PB

Arquivo do blog