14/03/2015

10 Dicas Para Você Ficar Mais Inteligente.



No nosso dia a dia podemos sim criar alguns hábitos que com o tempo nos deixará mais inteligentes. São coisas simples, mas que exigem – para algumas pessoas – um grande esforço. Se você quer saber o que pode fazer para ficar mais inteligente, aí vão algumas dicas.

1. Anote o que você aprende

Ao longo do dia nós aprendemos coisas novas. Eu sei que são muitas informações; mas, você pode focar em uma ou duas coisas que achou interessante e anotá-las em uma folha de papel (em um caderno de anotações). Não anote em seu smartphone, tablet ou computador. Crie o hábito de escrever essas novidades à mão. O fato de você escrever o que aprende faz com seu cérebro ative algumas áreas que processarão, organizarão e memorizarão essa novidade de modo mais dinâmico. Quando fazemos as anotações em um gadget, essas área do cérebro que auxiliam no aprendizado não são ativadas e, portanto, o aprendizado não acontece de modo – digamos! – mais dinâmico.

2. Faça caça-palavras, palavras-cruzadas, criptogramas, jogos de lógica, etc.

Sabe aquelas revistinhas da Coquetel? Nas bancas de revistas há um monte delas! Pois é! Que tal comprar algumas e começar a fazer as atividades lá? Elas são bem baratinhas e não pesaram em seu orçamento! Fazer jogos como caça-palavras, palavras cruzadas, criptogramas e outros do tipo ajuda você a desenvolver o seu vocabulário e até mesmo a conhecer coisas que não sabia sobre os mais variados assuntos. É incrível o que dá para aprender com esses tipos de passatempos. Se você fizer jogos de lógica então, a sua inteligência se desenvolverá muito mais. Esses jogos de lógica fazem você usar a cabeça e assim, mais uma vez, ativar área do cérebro que podem estar desativadas há algum tempo. No começo pode parecer chato, difícil, complicado, estranho… Bom! No começo a sensação é essa mesma, mas persista! Em pouco tempo você perceberá os resultados.

3. Leia muito

Com que frequência você lê livros? Não estou me referindo a ler livros na internet, mas sim a ler texto em papel impresso. O fato de você ter contato com o papel, passar as páginas, sentir o “texto” em suas mãos também estimula áreas do cérebro que deixarão você mais inteligente. O que ler depende de você. Se você gosta de livros de ficção, então leia livros de ficção. Se você curte livros de autoajuda, então leia livros de autoajuda. Enfim, não importa o seu gosto, o importante é ler.

4. Explique as coisas aos outros

Quando tiver a oportunidade, explique algo às demais pessoas. Cuidado! Seja muito cauteloso nessa parte! Se você exagerar, as pessoas poderão te achar um chato, um irritante, um metido a sabichão. Não é isso o que você quer! Portanto, explique com humildade e sempre que a situação permitir que isso aconteça. Quando você explica algo para alguém, você faz com que aquele conhecimento sendo explicado fique ainda mais internalizado em sua memória. Além disso, o cérebro precisará encontrar maneiras diferentes para explicar o tópico de maneiras diferentes para pessoas diferentes. Isso ajuda e muito no desenvolvimento de sua inteligência.

5. Aprenda um novo idioma

Dedique-se ao aprendizado de uma nova língua. Você não precisa ser um expert no idioma. A ideia aqui é dar ao cérebro a possibilidade de ver o mundo de uma maneira diferente. Sem contar que ao aprender um novo idioma, você precisará usar a sua língua nativa para comparar com a língua sendo aprendida. Não aprenda por obrigação! O legal é aprender por diversão; ou seja, apenas para passar o tempo. Enquanto você se diverte, seu cérebro vai fazendo musculação e ficando, claro, mais inteligente. Se quiser o site Inglês na Ponta da Língua ajudará você a aprender inglês sem complicações.

6. Crie uma lista de coisas que já fez

As pessoas geralmente fazem uma lista de coisas a fazer. Isso é legal! Serve para lembrá-las o que devem fazer em um dia, uma semana, mês. Enfim, você sabe do que estou falando. Então, que tal mudar isso um pouco e começar a fazer uma lista de coisas que você já fez? Isso pode parecer estranho, mas a ideia é que ao fazer uma lista de coisas que você fez algumas sensações são experimentadas. Essas sensações por sua vez ativam alguns neurônios que fortalecerão o seu cérebro. Sua autoconfiança, por exemplo, será reforçada ao se lembrar de algo que você fez e obteve resultado. Você terá de puxar pela memória como fez determinadas coisas. Quando você pensar, mesmo que de relance, nas coisas que fez e como eventualmente fez, você estará ajudando seu cérebro a rever/reviver certos processos. Isso sem dúvida estimulará outras áreas do cérebro que ajudarão você a ficar mais inteligente.

7. Tenha amigos mais inteligentes que você

Isso pode ser um banho de água fria na sua autoestima, mas andar com pessoas mais inteligentes que você é uma maneira inteligente de desenvolver a sua inteligência. Pessoas mais inteligentes costumam fazer isso que estou escrevendo aqui; portanto, você aprenderá muito mais com elas. Não se afaste das pessoas mais inteligentes que você. Isso é burrice!

8. Faça algo novo, diferente

Pense em algo que você não faz com frequência, mas que pode parecer interessante fazer. Sei lá! Que tal fazer um curso de fotografia? Ou quem sabe um curso de caligrafia? Pode ser também um esporte diferente: vôlei, corrida, futebol, basquetebol, ciclismo, natação… Não importa! A ideia é fazer algo diferente, algo que você não faz com frequência. Essa novidade dará ao seu cérebro combustível para fazer novas ligações neurais e, consequentemente, melhorar a sua inteligência.

9. Administre seu tempo online

Se você entra na internet apenas para ver vídeos engraçados, checar as redes sociais, baixar músicas e coisas assim, comece a mudar. Para ficar mais inteligente é bom você começar a assistir a palestras online, visitar páginas com conteúdos interessantes e que estimulem o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nainternet há muito lixo – muita porcaria mesmo! – que parece ser muito mais atraente; no entanto, trata-se de conteúdo que não ajudará no desenvolvimento de sua inteligência. Quer ficar mais inteligente? Então, administre o seu tempo quando estiver online.

10. Dê um tempo para seu cérebro

Um computador precisar ser desligado – ou colocado em repouso – quando passa horas processando informações. Então, saiba que seu cérebro também precisa ser colocado em repouso. Isto é, dê uma folga ao seu cérebro de vez em quando. Isso faz com que ele descanse e silenciosamente colocar as informações em ordem na cabeça. Você pode simplesmente deixar o cérebro viajar enquanto faz algo diferente. Ou seja, ao sair para caminhar observe as cosias, as pessoas, as situações… Não pense no trabalho, nos estudos, no que leu, no que fez ou deixou de fazer! Deslique-se dessas ccoisas e deixa o cérebro curtir o momento.
Conteúdo completo : 

Arquivo do blog