14/08/2015

DATAS COMEMORATIVAS NA AULA DE INGLÊS




Valentine´s Day, Mother’s Day, Easter, Father’s Day, Halloween, Thanksgiving, Christmas… Essas são algumas das datas comemorativas que podem e devem ser exploradas não somente nas escolas de idiomas, mas também em todas as aulas de inglês de qualquer escola, seja pública seja particular.

A maioria das datas especiais é comemorada internacionalmente, neste contexto, os alunos podem comparar as diferenças culturais entre as comemorações e aproveitar a oportunidade para comemorar em sua escola.

Entretanto, existem as comemorações peculiares de alguns países onde a língua inglesa é classificada como língua materna, como exemplo, uma data especial americana chamadaSaint Valentine’s Day” ou “Valentine’s Day”, a qual atualmente representa o dia tradicional em que amigos e namorados se presenteiam, declarando seus sentimentos. Já nesse contexto, o professor apresenta um novo hábito cultural e através de uma situação real, ou seja, através da comemoração na escola ou sala de aula, explora conteúdos lingüísticos. 

O trabalho com eventos especiais permite a realização de situações reais, como a própria comemoração na escola, a qual além de motivar a aprendizagem, possibilita que o professor não desvincule língua e cultura. Desta forma, estimulam os alunos a desenvolverem o conhecimento do idioma através de habilidades funcionais; dependem do contexto para a utilização adequada do idioma.

Levar as datas comemorativas até a sala de aula também possibilita aos alunos experimentarem o uso da língua inglesa tanto escrita como falada com emoção. Por exemplo, a criação de cartões comemorativos ou presentes especiais oferece um cenário confortável e seguro para aluno.

Segundo Stephen Krashen, a aquisição de uma segunda língua dificilmente se concretiza num ambiente desconfortável e inseguro.  Um contexto seguro se desenvolve através da prática pedagógica do professor. Sendo assim, é importante incluir as datas comemorativas no calendário da escola ou do professor, pois se deve aproveitar as comemorações para a criação de situações reais e agradáveis, onde os alunos podem ser ativos no processo de aprendizagem.


Bibliografia

https://profnadialacerda.wordpress.com/category/a-importancia-das-datas-comemorativas-na-aula-de-ingles/

Wikimédia – http://www.wikipedia.org

Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira (1998)
Krashen, Stephen D.  Second Language Acquisition and Second Language Learning.  Prentice-Hall International, 1988. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

activities (201) alegria (67) amor (123) ano novo (28) Bayeux (88) coração (74) Cristo (62) Deus (302) ebook (27) english (674) feliz (90) fundamental II (14) grammar (54) ingles (567) inglês (440) Jesus (355) lingua inglesa (518) Maria (101) neidefbg (41) neidinha franca (39) oração (69) paz (59) pb (63) professor (30) teacher (68) teaching (43) tips (183) worksheets (99)

Facebook

Arquivo do blog