06/07/2016

Como Escolher Materiais para Estudar Línguas

Até hoje, nunca encontrei um material perfeito para estudar línguas. Por perfeição, eu entendo um material que fosse suficiente para levar alguém desde o zero até a fluência.
Quando um é bom para ensinar pronúncia, é fraco em vocabulário. Quando é bom em vocabulário, não tem didática ou não usa exemplos de frases úteis, ...

Então, nós temos que resolver as ineficiências deles, usando talvez uns 2 ou 3 materiais para cada estágio do aprendizado.
Para exemplificar melhor, vou dividir em estágios.





Estágio 1 (quando você não sabe nada da língua ainda)
- Preocupe-se com material para aprender a pronúncia e um vocabulário básico com perguntas úteis para as primeiras conversas.
Guias de conversação para viagens são muito úteis nessa fase. Além de conter frases essenciais para o dia-a-dia, alguns têm a transcrição da pronúncia, o que ajuda muito quando você está no começo.
Recomendo as marcas: Harrap, Lonely Planet e Berlitz.
Estágio 2 (quando você tem um conhecimento básico e precisa seguir melhorando)
- Preocupe-se com material um pouco mais denso. Algo com um pouco mais de conteúdo em termos de explicações da língua, vocabulário e noções gramaticais.
Recomendo os livros da série Assimil. Eles não são superficiais e cobrem até alguns aspectos culturais.
Estágio 3 (quando você tem um conhecimento intermediário e precisa melhorar)
- Preocupe-se com algum livro de gramática e vá aprendendo aos poucos. Existem livros bastante didáticos de gramática. Mas esse já é um estágio mais delicado. Até aqui você já deveria ter desenvolvido uma percepção de si mesmo (a) para saber escolher algum material que mais atenda sua necessidade.
[para os estágios 2 e 3, um curso chamado Glossika é muito bom]
Estágio 4 (avançados e fluentes)
- Este é o momento para garantir o uso contínuo da língua. Você pode fazer cursos gerais do seu interesse, ler livros e revistas, frequentar grupos de conversação, ...
Recomendo: www.coursera.org , sites estrangeiros de notícias, ...
Em todos os estágios, um problema bastante comum é quando o estudante passa mais tempo coletando material para estudar e por conta disso, menos tempo estudando o material que já tem. Isso é chamado de "síndrome do material" !
É melhor usar alguns poucos materiais bons do que ter muitos e não usar nenhum.
Prefira qualidade do que quantidade !
Todas as editoras de livros de línguas dizem que o material que elas vendem é de alta qualidade e que é o melhor. Nem sempre isso é verdade e nem sempre os caros são bons. E vários gratuitos podem te ajudar muito mais em diversas ocasiões. Pelas informações acima, você já terá condições de escolher seus materiais.
De modo geral, além dos materiais que eu recomendei, os melhores foram criados por poliglotas. Estes são os autores que sabem, por experiência própria, precisamente o que faz a diferença para aprender línguas.
Espero que vocês estejam estudando todos os dias !!!

https://www.facebook.com/mundodopoliglota/

Arquivo do blog