27/01/2017

Leitura Eficaz – A técnica SQ3R



O SQ3R (ou SQR3) é uma técnica de leitura que foi desenvolvida pelo psicólogo  Francis Pleasant Robinson, em 1946. O método possui 5 sessões, que, em uma tradução literal, significa:
Survey – Pesquisar
Question – Questionar
Read – Ler
Recite – Recitar
Review – Revisar
No entanto, vamos explicar agora cada seção do SQR3:


Survey (Pesquisar) – Esta é a primeira etapa para se conseguir uma leitura eficaz. Ao se pegar um novo material, você não deve ir diretamente à leitura. Primeiramente, verifique o nome do autor do livro, os capítulos em que esta matéria se subdivide. Dê uma folheada no assunto a ser lido. Veja as palavras-chave, cabeçalho, gráficos, etc. Acredite, isso é extremamente importante! Nesta etapa, você está preparando o seu cérebro para receber um novo conteúdo. Isso cria um ambiente favorável para a matéria ser armazenada por muito mais tempo.
Question (Questionar)– Esta etapa da técnica consiste em se questionar sobre o que vai ser aprendido. Apesar de parecer um contrassenso (como vou formular perguntas sobre algo que eu ainda não conheço?!), não é. Muito pelo contrário. Ao se realizar perguntas sobre um determinado assunto, você desperta o interesse necessário para que a sua memória considere as respostas ao assunto algo útil para ser guardado. Pergunte a si mesmo, ou escreva em um caderno, algo como: Qual o ponto principal deste assunto? O que este capítulo quer explicar? Como esta informação pode me ajudar?
Read (Ler) – Esta é uma primeira leitura. Ela não precisa ser demorada. Melhor: ela não deve ser uma leitura demorada. Você deve ler todo o conteúdo, caso haja alguma dúvida em algum tópico, não demore nele e siga adiante. Isso mesmo, continue a leitura até o final do capítulo proposto.  “Como assim? Continuar a ler o resto do capítulo mesmo se eu estou com dúvida em um ponto específico?!”. Isso mesmo. Explico: muitas vezes para se entender parte da matéria, você precisa ter o conhecimento do todo. Portanto, ao se continuar a leitura, mesmo pulando a dúvida do início, possivelmente você conseguirá saná-la ao terminar o capítulo. Tudo tende a ficar mais claro, mesmo porque, enquanto você está lendo o restante da matéria, o seu cérebro continua trabalhando buscando a chave para a solução da sua dúvida que ficou para trás.
Recite – (recitar) – A tradução literal não exprime a verdadeira ideia por trás desta etapa. Neste 4º passo da técnica, você deve fazer a leitura aprofundada do assunto. Fazer anotações, referências, confeccionar o seu resumo (de preferência um mind map) e retirar as dúvidas que porventura ficaram na fase anterior (read – ler). Fale consigo mesmo, isso ajuda na fixação da matéria – mas se você não se sente bem falando ao estudar, sem problemas. O importante nesta etapa é você sanar todas as suas dúvidas e esgotar ao máximo o assunto.
Review (Revisão) – Nesta fase, você revê o resumo que você fez na etapa anterior. Este resumo pode ser o texto que você destacou em amarelo, um mind map, uma paráfrase dos principais pontos, etc. A revisão é indispensável para que você não caia na curva do esquecimento.

Resumindo …
O método SQ3R é uma técnica muito bem estruturada que vale muito à pena ser colocada em prática. Apesar de serem 5 fases, elas não são e não devem ser demoradas. A fase de “pesquisa” não deve passar de 1,5 minuto. A fase “Questionar”, não leva mais que 3 minutos. A etapa “ler”, juntamente com a etapa “recitar”, costuma consumir um pouco mais de tempo. No entanto, o tempo dispendido não é maior do que o que você já gastaria em um estudo normal. Por último, a revisão não deve demorar mais do que 5 minutos.
Enfim, o custo benefício é enorme. Com o SQ3R (ou SQR3) os seus estudos terão uma melhor eficiência. Teste a técnica e treine-a por pelo menos 15 dias – não deixe-a de usar na primeira dificuldade – você verá que ela se tornará um hábito virtuoso para os seus estudos.
Ah, se alguém tivesse me ensinado isso no início do ensino médio…

Arquivo do blog