27/09/2011

Doar órgãos é um ato de amor...é solidariedade que salva.


É muito importante a doação de órgãos pois possibilita que outra pessoa continue vivendo.
Doar orgãos é demonstrar amor ao próximo, é ajudar alguém a ter uma vida nova...é salvar uma vida, é devolver a felicidade de uma família que sofre a angústia da espera.

• Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, nem elaborar qualquer documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. Somente os familiares autorizam a doação de órgãos.
• A retirada dos órgãos só pode ser feita mediante morte cerebral confirmada e comprovada através de exames. A morte encefálica é irreversível.
• Os órgãos retirados vão para pacientes que estão na fila à espera de um transplante. Esta fila é uma lista única, nacional, definida pela central de transplantes de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
• “A lista única” é rigorosamente controlada. Na lista única não existem ricos ou pobres, negros ou brancos ou qualquer diferença que possa beneficiar uma pessoa ou prejudicar outra. Existe uma ordem de entrada e ninguém passa na frente de ninguém.
• Os órgãos que podem ser aproveitados para transplantes são: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, intestino, veias, ossos e tecidos. Um único doador pode salvar muitas vidas.
• O corpo do doador não fica mutilado após a cirurgia de retirada dos órgãos e poderá ser velado pelos entes queridos normalmente.
• A nova lei de doação de órgãos vale para todos os brasileiros maiores de 21 anos e para todos os estrangeiros residentes no Brasil. Menores de 21 anos também podem doar, caso seus familiares ou tutores legais autorizem.
• Não existe a possibilidade de comercialização, assim como não existe um “mercado negro” de órgãos. As equipes médicas de transplantes recebem os órgãos para as cirurgias encaminhados pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos que por sua vez consulta a lista única e comunica ao Serviço de Saúde onde o receptor está sendo atendido para realizar os preparativos do transplante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

activities (213) alegria (67) amor (123) ano novo (28) Bayeux (89) coração (74) Cristo (62) Deus (302) ebook (28) english (696) feliz (91) fundamental II (14) grammar (56) ingles (569) inglês (460) Jesus (357) lingua inglesa (518) Maria (101) neidefbg (41) neidinha franca (39) oração (69) paz (59) pb (63) professor (32) teacher (71) teaching (44) tips (192) worksheets (100)

Facebook

Arquivo do blog