27/09/2011

Doar órgãos é um ato de amor...é solidariedade que salva.


É muito importante a doação de órgãos pois possibilita que outra pessoa continue vivendo.
Doar orgãos é demonstrar amor ao próximo, é ajudar alguém a ter uma vida nova...é salvar uma vida, é devolver a felicidade de uma família que sofre a angústia da espera.

• Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, nem elaborar qualquer documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. Somente os familiares autorizam a doação de órgãos.
• A retirada dos órgãos só pode ser feita mediante morte cerebral confirmada e comprovada através de exames. A morte encefálica é irreversível.
• Os órgãos retirados vão para pacientes que estão na fila à espera de um transplante. Esta fila é uma lista única, nacional, definida pela central de transplantes de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
• “A lista única” é rigorosamente controlada. Na lista única não existem ricos ou pobres, negros ou brancos ou qualquer diferença que possa beneficiar uma pessoa ou prejudicar outra. Existe uma ordem de entrada e ninguém passa na frente de ninguém.
• Os órgãos que podem ser aproveitados para transplantes são: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, intestino, veias, ossos e tecidos. Um único doador pode salvar muitas vidas.
• O corpo do doador não fica mutilado após a cirurgia de retirada dos órgãos e poderá ser velado pelos entes queridos normalmente.
• A nova lei de doação de órgãos vale para todos os brasileiros maiores de 21 anos e para todos os estrangeiros residentes no Brasil. Menores de 21 anos também podem doar, caso seus familiares ou tutores legais autorizem.
• Não existe a possibilidade de comercialização, assim como não existe um “mercado negro” de órgãos. As equipes médicas de transplantes recebem os órgãos para as cirurgias encaminhados pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos que por sua vez consulta a lista única e comunica ao Serviço de Saúde onde o receptor está sendo atendido para realizar os preparativos do transplante.

Arquivo do blog

Grupo - Inglês - Atividades escolares, Apostilas, Dicas, Planos de aula, etc