29/06/2017

5 segredos para ser um ótimo professor de inglês!



1 – Foque-se em como aprender inglês e como você vai passar isso ao aluno
A primeira dica eu considero a mais importante de todas. Você precisa focar no “como aprender inglês” e como você vai passar isso para os seus alunos. Com isso eu quero dizer que, muitos professores de inglês, uma grande parte na verdade, se focam e dar boas aulas, em criar materiais e aulas legais e divertidas, o que na prática não muito resultado. Ao fazer isso você não estará se focando no aluno, no que o aluno quer saber, mas sim focando em si próprio. Você pode até preparar uma aula muito divertida com música e tudo mais, porém no final das contas o resultado que o aluno está buscando não será alcançado. Este é um erro muito comum entre professores. 

Então repetindo, para você se tornar um bom professor, para ir para o next level (próximo nível), quando se trata de ser um professor de idiomas, o seu foco não pode ser em dar boas aulas (Não que isso não seja importante), é importante saber dar uma aula, porém o foco é você entender como se aprender uma língua estrangeira, como se aprende inglês e depois ensinar o seu aluno a fazer isso. O aluno que está na sua frente na sala de aula ou mesmo online, quer achar uma solução para para aprender inglês, ou alemão, ou japonês, ou qualquer outro idioma. O seu trabalho é pesquisar e aprender essa solução e ensiná-lo a fazer isso da maneira mais efetiva possível. Se você conseguir fazer isso dando “boas aulas” melhor ainda. Uma aula pode ser chata e repetitiva e dar muito resultado, enquanto uma boa aula pode ser muito divertida e não dar resultados satisfatórios. No longo prazo o aluno irá perceber que as aulas chatas foram muito melhores pra ele e dão resultado enquanto outro aluno pode simplesmente desistir do inglês porque as aulas divertidas não deram resultado.

2 – Trabalhe em suas habilidades de comunicação

A segunda dica é: Trabalhe em suas habilidades de passar informação. Com isso quero dizer, falar em público, falar na frente de uma câmera, falar com desenvoltura na sala de aula, não seja um professor estático. Isso não significa que você precisa ser o mestre da oratória, perfeito, sem vícios de linguagem. Não, isso significa que você deve simplesmente ter desenvoltura, que você consegue chegar na frente da sala de aula ou de uma câmera e falar com naturalidade, tranquilamente, como se você estivesse conversando com os alunos. Assista aulas e palestras de outros professores, assim você pode aprender apenas observando como eles fazem isso. Para mim deu muito certo. Agora, se você juntar a dica um que é saber como aprender idiomas com a dica dois que é ter desenvoltura para passar isso para o aluno com desenvoltura com naturalidade, isso por si só já muda totalmente o seu modo de dar aula e causa uma diferença positiva muito grande.

3 – Esteja sempre afiando o seu machado

A terceira dica para ser um bom professor de inglês é: Esteja sempre afiando o seu machado. Sempre esteja estudando, como professor de inglês eu tenho que sempre estar me atualizando, aprendendo mais sobre aquisição de idiomas, pesquisando novos métodos e saber como passar isso para o aluno. Você deve estar sempre se aprimorando e saber muito bem do que está falando e colocando e prática. Eu acredito que todo professor de idiomas deve ser capaz de aprende qualquer idioma de maneira eficiente e muito rápido. Se eu tivesse que aprender alemão por exemplo em 1 ano, eu faria isso, pois sei o que devo fazer.

   


4 – Se importe com o seu aluno (e não alunos)

Para deixar você ainda mais fantástico, vamos para a nossa 4ª dica que é: Se importar com o seu aluno. Você deve se importar com o seu aluno e com o aprendizado dele, é essencial que você realmente se importe, não somente com os alunos mas com os não alunos também. Sempre que você encontrar alguém que quer e precisa aprender inglês, faça o que puder para ajudar essa pessoa. Vou dar um exemplo bem claro disso. Muitas vezes eu converso com pessoas que já estudam inglês há algum tempo e vem me pedir dicas de como estudar e como aprender, e então elas perguntam sobre o meu curso, querendo fazer o meu curso, então conversando com a pessoa eu sinto se ela precisa ou não fazer meu curso. Quando eu percebo que a pessoa não precisa eu digo pra ela e digo o que ela precisa fazer ao invés disso. Isso é se importar com a pessoa. Se eu estivesse simplesmente preocupado em ganhar dinheiro eu simplesmente mandava o link do curso sem me importar de fato com a pessoa.

5 – Acredite mais no aluno do que ele mesmo

Agora para finalizar, vamos a nossa última dica: Acreditar mais no aluno do que ele mesmo. 
O aluno vai ter dúvidas, muitas vezes vai achar que ele não é capaz de aprender inglês, que ele é muito velho, que não tem jeito, que ele é burro, enfim, ele terá mil achismos para não aprender inglês. Por isso é essencial que você, o professor, acredite muito mais nele do que ele acredita nele mesmo. Você precisa acreditar que ele é capaz, que não importa a idade, ele vai conseguir o objetivo. Quando você tem alguém que acredita muito em você a diferença é fantástica, essa pessoa de motiva, te empurra, essa pessoa se torna um mentor. Por isso, se torne um mentor, uma pessoa que realmente vai fazer a diferença na vida do seu aluno. Eu me empolgo bastante quando falo a respeito disso, eu realmente espero que outros professores possam fazer a diferença para que algum dia possamos mudar a situação da educação no nosso país. Então é isso pessoal, chegamos ao fim das dicas de hoje. Até a próxima.
http://www.mairovergara.com/5-segredos-para-ser-um-otimo-professor-de-ingles/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

activities (216) alegria (67) amor (123) ano novo (28) Bayeux (89) coração (74) Cristo (62) Deus (302) ebook (28) english (704) feliz (91) fundamental II (14) grammar (56) ingles (570) inglês (462) Jesus (357) lingua inglesa (518) Maria (101) neidefbg (41) neidinha franca (39) oração (69) paz (59) pb (63) professor (32) teacher (72) teaching (44) tips (192) worksheets (101)

Facebook

Arquivo do blog