15/12/2010

Bayeux comemora 51 anos de emancipação política

Depois de um período de transição de quinze anos, quando a Vila Barreiras recebeu a denominação de Bayeux em homenagem a primeira cidade francesa resgatada pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial, veio à emancipação Política da Bayeux.

Na época, o deputado estadual Joacil de Brito Pereira, sensibilizado com a luta dos bayeuxenses em busca de sua independência, abraçou a causa e com afinco conseguiu a aprovação do seu projeto no dia 28 de julho de 1959, originando a Lei Nº 2.148/59 que criou o município de Bayeux, publicado no Diário Oficial na quarta-feira, 29/07 do mesmo ano e assinado pelo então Governador do Estado da Paraíba Pedro Moreno Gondim e, conforme o parágrafo 9º a Lei entraria em vigor no dia 15 de dezembro de 1959. Dia oficial da emancipação política de Bayeux.

Portanto, este ano de 2010, o bayeuxense está em festa. São 51 anos de liberdade, de independência, de emancipação.

A outrora Vila Barreiras dos aborígenes Potiguaras, depois dos pescadores e olarias, tornou-se uma cidade industrial. Mas durante esses 51 anos Bayeux enfrentou obstáculos, superou barreiras em busca de sua identidade.

(...) Parabéns pelos seus poetas, músicos, cantores, artesãos, folcloristas, teatrólogos, dançarinos, pintores e tantos outros artistas que surgem a cada dia, fazendo de Bayeux um berço de cultura. Pelos seus filhos ilustres que se dedicaram de verdade e a amaram, elevando e engrandecendo seu nome.

Parabéns pelos filhos que se orgulham da sua naturalidade e pelos filhos que a adotaram como sua. E que esses filhos não perguntem o que você pode fazer por eles e sim o que eles podem fazer por você.

Parabéns pelos filhos que a ama com ações, com atos, com fatos, e não com palavras bonitas, falsas e mentirosas.

Parabéns Bayeux pelos seus 51 anos.

Ariosvaldo Alves

http://www.bayeuxemfoco.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5221&Itemid=42

Arquivo do blog