27/06/2011

São Bento

A medalha de São Bento, difundida no mundo inteiro desde o século XVIII, foi aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742.

Até hoje a medalha que usamos traz numa face a figura de São Bento, tendo em mãos a Regra que escreveu e a Cruz, com a qual operou tantos milagres, numa face está escrito:


CRUX SANCTI PATRIS BENEDICTI
CRUZ DO SANTO PAI BENTO.

Na outra face há uma Cruz.

No traço vertical as letras: C.S.S.M.L.
E no horizontal as letras: N.D.S.M.D.

Que significam respectivamente:

CRUX SACRA SIT MIHI LUX = A Cruz Sagrada seja minha luz.
NON DRACO SIT MIHI DUX = Não seja o dragão meu guia.

Em torno da Cruz, em toda a volta da medalha, estão as letras:
V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.

Iniciais da Oração:
VADE RETRO SATANA, NUNQUAM SUADE MIHI VANA, SUNT MALA QUAE LIBAS, IPSE VENENA BIBAS.
Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs; é mau o que tu ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno.

Novena de São Bento

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia.
Retira-te, satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!

Oh! Glorioso São Bento, que sempre se mostrou compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à Vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições.
Que em nossas famílias reine a paz e a tranqüilidade; que se afastem todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado.
Alcançai, São Bento, do Senhor Deus Onipotente a graça que necessitamos:

(Peça a graça necessária)

São Bento, dai-nos a graça de ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.

Rogai por nós, ó glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

São Bento, libertai-nos do mal!

São Bento, libertai-nos da inveja!

São Bento, libertai-nos do pecado!
Amém.

Arquivo do blog