23/03/2016

5 ferramentas para criar e apresentar slides

Para te ajudar na missão de ampliar o repertório tecnológico, falaremos a seguir sobre ferramentas que permitem fazer apresentações de slides. Escolha aquela que seja melhor para o seu perfil e seus objetivos.
Microsoft PowerPoint (PPT)
ppt










O programa faz parte do pacote Office, está disponível totalmente em português e é o mais conhecido para apresentações de slides. Bem prático de usar (depois de fuçar e pegar os macetes), tem o menu em uma barra superior. Nele é possível configurar várias funcionalidades, como tema da apresentação, plano de fundo, transição entre os slides etc. Se preferir, consulte o tutorial que separamos aqui para quem pretende dar o primeiro passo.
Vele lembrar que, ao contrário de outros programas de slides, o PPT é totalmente em português.
 Google Slides
CDs, pen drives e HDs externos podem não ser tão necessários quanto parece. Isso porquê é possível criar e editar apresentações de slides que ficam salvas diretamente na Web. O Google Slides possui um visual e funcionalidades praticamente idênticas ao Microsoft PowerPoint. Para acessá-lo, basta se cadastrar no Google (ou colocar os dados de sua conta de e-mail do Gmail e procurar pelo Google Drive).
A vantagem em utilizar o Google Slides está no fato de que não é preciso salvar as alterações feitas durante o trabalho. Qualquer mudança é salva automaticamente e o trabalho fica arquivado na nuvem, ou seja, em uma espécie de pasta online.
Outra vantagem muito significativa é a possibilidade de criar trabalhos compartilhados. Você e outras pessoas podem acessar e editar o documento ao mesmo tempo, deixar comentários e até mesmo abrir um chat (uma conversa online). Veja aqui um tutorial sobre o programa.
Se você não tem uma qualidade tão boa de internet, faça o download da apresentação e escolha entre uma das seis opções para salvá-la. Também é possível usar o programa em aparelhos móveis, como celulares e tablets. Para isso basta instalar o aplicativo (disponível para Android e Chrome).
drive

Prezi
Ideal para quem quer fugir das tradicionais apresentações de slides, o Prezi é uma ferramenta que permite apresentações mais elaboradas, dinâmicas e atrativas do que o Power Point. Assim como no Google Slides, tudo o que é criado pode ser compartilhado com outras pessoas e fica salvo na nuvem (por isso é necessário realizar um cadastro).
O programa disponibiliza modelos de apresentação pré-prontos, mas a liberdade de criação é grande. Também é permitido reutilizar apresentações públicas compartilhadas por outros usuários. A ferramenta está disponível online (clique aqui) e através dos aplicativos para Android, iOS, Windows e Mac OS. No sistema iOS, há versão em português. Para Windows e Mac, o programa é grátis para teste. Nunca usou o Prezi? Já usou mas ainda tem dúvidas? Leia mais aqui.
prezi

Keynote
Programa para criação de apresentações em slides da Apple, o Keynote é bastante completo e rico em possibilidades, como acrescentar gráficos, tabelas, fotos e elementos 3D nas apresentações. Mesmo sendo exclusivo para usuários de Mac, as apresentações podem ser exportadas e convertidas automaticamente para os formatos PowerPoint, PDF e vídeo, para visualização no QuickTime e YouTube.
Outra facilidade é que dá para compartilhar sua apresentação via SMS, iMessage, e-mail e através das redes sociais, como Twitter ou Facebook sem sair do programa.
Veja o tutorial completo em português.

Bem, pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho sobre essas ferramentas. Quando for utilizar qualquer uma delas para criar apresentações, lembre-se também das nossas 10 dicas para uma boa apresentação de slides.
Até a próxima,
Nairim Bernardo
http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/2016/03/22/conheca-5-ferramentas-para-criar-e-apresentar-slides/?utm_source=redesabril_novaescola&utm_medium=facebook&utm_campaign=blogs&utm_content=link


Arquivo do blog