19/03/2016

Modelos de projetos e planos de aulas...



1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
 
2º Passo: Série ou turma
É preciso ser identificado para saber qual o tipo de atividade poderá ser aplicado para os alunos de acordo com a sua idade e suas dificuldades;

3º Passo: Duração
Nem sempre a duração do plano de aula ou de um projeto tem a duração prevista ou recomendada, pode ser que dure mais ou menos, depende muito do tempo e do processo de andamento de cada atividades e das dificuldades da turma, o importante é que vc consiga chegar ao objetivo principal do seu temo escolhido;

4º Passo: Disciplina
Qual a matéria escolar que está encolvida com o tema;

5º Passo: Objetivos
Como todo projeto e plano de aula, o objetivo é a parte central do trabalho, como o nome já diz, é o objetivo que vc qr alcançar com os seus alunos.
Importante, nesta estapo do processo, você deverá usar verbos no tempo presente, como:
- Desenvolver a ação coletiva;
- Articular o cotidiano com a vida escolar;
- Despertar o impteresse pelo assunto;
- Instigar o trabalho em grupo;

6º Passo: Desenvolvimento
Aqui você vai colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido, propondo atividades, brincadeiras, jogos, diálogos, como irá utilizar os recursos escolhidos, etc;

7º Passo: Recursos
São materias que vc irá utilizar em sala de aula, como: som, livro didático, lápis de cor, cd, quadro negro, materias rescicláveis, etc;

8º Passo: Avaliação
Avaliar qual o desempenho da criança durante o processo de ensino e arendizagem durante a aula. Qual foi a sua meta? Conseguiu alcançá-la? Avalie o trabalho indivial e o trabalho em grupo, e qual o conhecimento adiquirido por seu aluno durante o projeto.



Dicas para Montar um Projeto Escolar


Os projetos surgem na relação adulto/criança na medida em que o professor é capaz de atribuir significado à curiosidade despertada por assuntos ou atividades, às perguntas feitas, ao que é necessário ao seu desenvolvimento. No momento em que o professor consegue entender e aprofundar seus conhecimentos nesta proposta de trabalho, terá condições de aventurar-se em infinitas descobertas e perceber o quanto isto é enriquecedor.As etapas da elaboração de um projeto são muito importantes e repletas de descobertas. Para tanto o professor deve se organizar e mapear o que deseja trabalhar. Esse mapeamento deve ser flexível.Roteiro:

- Objeto do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História...)
- Conteúdos específicos - Tema
- Objetivos específicos - O que o professor e os alunos desejam com o projeto.
- Objetivos:
- De vida cotidiana - questões práticas relacionadas com a construção do grupo:- Empreendimento - apoiados em situações reais, nas realizações do grupo;
- Aprendizado - conhecimento relacionado à aprendizagem do grupo.
- Justificativa - O que as crianças possam vir a conhecer.
- Origem do projeto
- Intenção do projeto
- Relação do tema com o grupo, observando as características da idade, tipos de pensamento, relações que estabelecem com o mundo.
- Desenvolvimento - marcos do trabalho, atividades...
- Recursos
- Avaliação - Uma do professor e outra do grupo de alunos- Tempo provável de duraçãoDe acordo com as pesquisas de Jolibert, situações favoráveis para aprendizagem são criadas a partir de um meio propício à discussão, tomada de decisões, reflexões, ações e avaliações contínuas. No momento que o grupo está envolvido pelo seu projeto é como se esse estivesse "vivo", as crianças mais cooperativas buscando estratégias e definindo em conjunto a condução do projeto, permitindo maior autonomia.
Um projeto pode dividir-se em:· Projetos referentes à vida cotidiana: abrangem todas decisões relacionadas à existência, ao funcionamento da vida de um grupo de crianças e adultos na escola.Organização do espaço, tempo, atividades, regras... permitem uma maior organização das crianças deste grupo, oportunizando-as a se expressar, escolher, viver e assumir seus conflitos, compartilhar as responsabilidades, aprender a ouvir os outros, tornarem-se autônomos.·
Projetos empreendimentos: atividades complexas em torno de uma meta definida. São referentes a situações reais, transformando um mero conteúdo escolar em uma necessidade e atividade prática concreta. Essas situações possibilitam aos alunos lidarem com a distribuição de tarefas em um espaço de tempo e efetuarem um processo de avaliação dos resultados obtidos.· Projetos de aprendizado/competência: pôr ao alcance das crianças o conteúdo das instruções oficiais. Portanto, surgem do desejo de tornar os alunos sujeitos de sua aprendizagem. Esses projetos são construídos coletivamente (professor/aluno) a partir da apresentação simplificada do conteúdo curricular. O mesmo decorre dos projetos de vida cotidiana e empreendimento, pois desenvolvem habilidades, destrezas e conteúdos que sustentam a execução dos mesmos.
Durante a execução do projeto, o grupo deverá realizar avaliações contínuas referentes ao relacionamento em grupo, planejamento e suas etapas, execução, envolvimento, responsabilidades e que marcas lhe são significativas em uma etapa do projeto ou mesmo na finalização do mesmo. Esta avaliação pode ser feita através de registros gráficos, relatórios, reflexões orais, painéis...Os registros realizados no decorrer do projeto servem como um importante referencial do que está sendo desenvolvido no momento e para divulgar o trabalho na escola. O projeto é aberto e o envolvimento de mais pessoas com certeza possibilitará muitas trocas e descobertas significativas.
O trabalho com projetos permite que qualquer criança, mesmo as com necessidades educativas especiais, viva com autonomia suas estratégias de aprendizagem e sua vivência num grupo com estruturas envolventes, conflitivas, criativas, responsabilizantes. Permite que as crianças construam sua história de "vida escolar" com entusiasmo, alegria, conflitos, dificuldades e muitas aventuras, permeadas pelo currículo escolar.

* Texto elaborado pela equipe pedagógica do Centro Integrado de Desenvolvimento,CID, escola inclusiva de Porto Alegre.

E já hvaia postado um tempo atrás sobre plano de aula , vejam o link :



Projeto Corpo

- O professor utilizar-se-á de um espelho para trabalhar a identificação de cada parte do corpo humano.
- Deverá, também, mostrar na própria criança, as partes do seu corpo e levá-la a fazer movimentos.
- A criança deverá reconhecer e movimentar as partes do corpo quando indicadas pelo professor: cabeça, ombro, braço,mão, etc. (ex:olha amão do Serginho, vamos dar adeus, vamos bater palmas...)
- Faça o mesmo trabalho de identificação também com desenhos, músicas, joguinhos de memória ou gravuras de revistas.
Vamos ver as sugestões...
Caso queira variar um pouco, utilize uma música de minha autoria disponível no blog "Cantigas da Lili" 
As atividades foram colhidas para vcs diretamente de algumas páginas: Cantinho da Prô Denise, super kids
Para esta atividade podemos construir um quebra-cabeças gigante com caixa de leite (tetra pak), que prometo construir e mostrar para vocês.
 Este é o jogo da memória...
 Quem trabalha com alunos alfabetizados já, pode usar este outro modelinho para asmeninas...
 E este para os meninos...
Este auto-ditado também é uma variação bem boa que estimula a criança.
Olhem que legal trabalhar o corpo humano com legenda...





Projetos e planos de aula


Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores.
Nova Escola: diversos planos de aula organizados por níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Áreas: AlfabetizaçãoMatemáticaLíngua Portuguesa, História, Geografia,Ciências NaturaisArte, Língua EstrangeiraEducação Física. O site também disponibiliza os planos de aula publicados no Jornal da Tarde de domingo.
Portal do Professor – O portal possui diversas aulas elaboradas por educadores. Há destaque para o bom uso de recursos digitais e propostas de uso das TIC. Há um filtro para selecionar aulas organizadas por ciclos, áreas e temas: Ensino Fundamental InicialEnsino Fundamental FinalEnsino Médio e Ensino Profissional.
E-Aprender – O site disponibiliza planos de aulas organizados em disciplinas. Há também dicas para elaboração de planos
Yahoo Educação – Diversas atividades sugeridas utilizando as tecnologias de comunicação e informação
Sabesp – Esta área do site é dedicada a educadores e apresenta propostas para trabalhar assuntos relacionados a água e saneamento
NetEducação – O site disponibiliza planos e planejamento para diversas séries e disciplinas, inclusive educação especial.
Veja on-line – A maior parte do conteúdo é para assinantes, mas toda semana é possível acessar gratuitamente uma das aulas em destaque
Microsoft Educação – Diversos projetos que utilizam as TICs, todos organizados por ciclos. Veja também a seção Atividades para sala de aula com projetos temáticos e estruturados, utilizando os programas da Microsoft.
Baú de Projetos Edukbr - Diversos projetos interdisciplinares organizados também por disciplinas.
Site de dicas – Dicas de atividades para desenvolver com crianças
Planos de aula UOL - O site apresenta propostas organizadas por disciplinas, para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Há também referências selecionadas sobre como trabalhar com Vídeosdo PortaCurtas na Escola
Dicas Vivência Pedagógica - Seção do site com idéias de recursos e estratégias que podem ser utilizadas na escola.
Projetos – Também faz parte do site de dicas uma seção com idéias de projetos para desenvolver na escola.
Turbine sua aula – propostas publicadas no portal Educarede
Arte na Escola – O site apresenta riquíssimo material para o trabalho com Arte na Escola
Atividades para a sala de aula: Revista ao Mestre - Várias atividades artesanais para educadores.

Veja também WebQuests e WebGincanas: propostas interessantes para trabalhar com os recursos da Web.
Leia também:
Edição especial da revista Nova Escola sobre planejamento.
Se você tem sugestão de outros sites que disponibilizam projetos e planos de aula ou deseja publicar o seu plano de aula neste site, entre em contato.


Projeto

PROJETO: CARNAVAL


INTRODUÇÃO

Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O carnaval é um grande exemplo disso. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar.
Entrelaçando as influências dos negros africanos, indígenas, nativos e europeus colonizadores, a cultura brasileira resultou em uma grande diversidade e riqueza de manifestações.

JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país rico culturalmente, porém, o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia-a-dia e ao que a TV nos mostra, muitas vezes, informações soltas, imagens que ficam muito distantes de nossa realidade ou de cunho comercial.
Pensando nisso, pretendemos, neste trabalho, propiciar atividades que ampliem o conhecimento das crianças sobre o carnaval no Brasil, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo temporal desde os antigos carnavais até hoje.

OBJETIVOS GERAIS

 Conhecer os aspectos culturais do carnaval que influenciaram na etnia brasileira.
 Reconhecer as manifestações carnavalescas dentro do contexto social.
 Conhecer as marchinhas carnavalescas.
 Conhecer, observar e acompanhar a evolução de gêneros carnavalescos como: música, blocos, fantasias e histórias.
 Estabelecer relação entre passado e moderno.

Procedimentos Metodológicos

 Fazer um baile de carnaval para que as crianças conheçam um pouco sobre essa manifestação popular.
 Levar para a sala de aula os elementos do carnaval através de imagens ou objetos.
 Executar músicas pertinentes ao universo carnavalesco.
 Fazer pinturas faciais nas crianças e disponibilizar diferentes roupas e adereços para que possam usar como fantasias.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

 Confecção de painel com recortes e fotos carnavalescas.
 Trabalhar músicas carnavalescas
 Confeccionar máscaras carnavalescas com material de sucata.
 Listar as fantasias que as pessoas costumam usar em carnaval.
 Pular carnaval usando roupas e acessórios diversos como fantasia.

CULMINÂNCIA

 Desfile de fantasias.
 Exposição de painéis.
 Baile carnavalesco.























Fonte: Clara Libe
[7.JPG]


Projeto Carnaval

  O canaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada com as crianças. Apesar de ser um referencial na cultura brasileira, sua origem é muito antiga. Originado na Roma Antiga, foi incorporado ao cristianismo marcando um período de festividade entre o Dia de Reis e a quarta-feira anterior à Quaresma. A maneira como é comemorado sofreu variações no decorrer dos tempos e o que temos hoje sofreu uma grande influência das comemorações ocorridas durante a Idade Moderna com os bailes de máscara, as fantasias e os carros alegóricos.
Minha sugestão é bem simples com duração de uma semana. Poderá ser aprimorada se desenvolvida em um período maior de tempo ou pode-se escolher apenas um dia e desenvolver o tema profundamente.

1º Dia - Em uma roda de conversa perguntar para as crianças o que é o carnaval. Anotar sua impressões em um grande cartaz e pedir que façam desenhos sobre o tema.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, vale a pena entrar nas questões relacionadas à origem e sua relação com a religião. Com os alunos da Educação Infantil podemos ficar apenas com os símbolos.

2º Dia -  Trazer imagens do carnaval de diversas partes do Brasil e do mundo, discutir suas diferenças e semelhanças, comparar com as informações colhidas no dia anterior. O trabalho poderá ser enriquecido com os respectivos estilos musicais.

3º Dia - Construir material refente ao tema para a decoração da escola e uso das crianças. Máscaras, sombrinhas de frevo, instrumentos musicais

4º Dia - Confecção de fantasias, alegorias e adereços.
Obs.: Com crianças do Ensino Fundamental e Ensino Médio, confeccionar apenas alegorias e adereços. Com os alunos da Educação Infantil incluir as fantasias.

5º Dia - Para a Educação Infantil: Festa com direito a confete, serpentina e muita música. As crianças deverão estar trajadas normalmente e irão utilizar as fantasias, alegorias e adereços confeccionadas por elas.Para o Ensino Fundamental e Ensino Médio: Exposição com o material construído.
 
FONTE: http://criandocriancas.blogspot.com/2009/01/projeto-carnaval.html

DIA INTERNACIONAL DA MULHER -PROJETO

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Dia Internacional da Mulher Mini-projeto: Profissão das mulheres 
• Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc. 
• Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem. 
• Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
• Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.
• Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.
Mural
Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.

FONTE: http://wata-eh-legal.blogspot.com/2008/02/educao-infantil-dia-da-mulher.html


Arquivo do blog