07/01/2011

Festa do padroeiro São Sebastião - Bayeux



São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.
Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas

O dia de São Sebastião é comemorado de forma especial pelas igrejas. Além das missas, rezas, ladainhas e procissões, entre outros rituais religiosos, que têm o santo como padroeiro, também promovem suas festas profanas, numa reverência ao mártir.

Na cidade de Bayeux / PB , as festividades de São Sebastião, promovidas pela paróquia(50 anos), começa dia 10 de Janeiro até o próximo dia 20 de Janeiro, quando é celebrado o dia do mártir, muitas pessoas, entre visitantes, residentes em municípios vizinhos e filhos da terra participarão da programação.

Programação:

Dia 10/01 , abertura dos festejos com a proscissão e hasteamento da bandeira, saindo da comunidade madrinha da bandeira - São Bento (celebrantes: Pe. Elvis Feliciano e Pe. Severino Melo).
Dia 11/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Luis José.
Dia 12/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Claudio Augusto.
Dia 13/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. João Bosco.
Dia 14/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Pedro Targino.
Dia 15/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Monsenhor Jaelson. Dia 16/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Marcelo Arruda. Dia 17/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Panoel Pastor.
Dia 18/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Jose Francisco.
Dia 19/01 - Novena solene e Eucarística - celebrabte: Pe. Marcos Antonio.
Dia 20/01 - DIA DE SAO SEBASTIAO e encerramento do ano jubilar paroquial.

05.30hs - Alvorada Fetiva
06,30hs - Oração da manhã
10hs - canto do oficio de Nossa Senhora
10.30hs - Missa solene - celebrantes: Con. Gerealdo Magela e demais padres.
16hs - Oração do terço
16.30hs - solene proscisão com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade.
17.30hs - Missa festiva presididapor sua Excelencia Reverendissima e Arcebismo Metropolitano Dom Aldo de Cillo Pagotto (praça da penalty).
19.30hs - Transladação da imagem para a matriz e descerramento da placa comemorativa aos 50 ano e arriarmento das bandeiras.
19.30hs - Animada quermesse.

Viva a São Sebastião! Viva São Sebastião!
Que no meio daquela gente desumana resolveu ser um cristão (bis)

Oração à São Sebastião


Onipotente e Eterno Deus, que pelos merecimentos de São Sebastião, livrastes os homens das doenças contagiosas: da peste, fome e guerra; atendei nossas súplicas, atendei nossas súplicas, para que recorremos agora a vós para alcançar uma semelhante graça, mereçamos por sua intercessão sermos livres e salvo de tais flagelos. Por Cristo Senhor Nosso, na unidade do Espírito Santo, Amém.

Arquivo do blog