02/01/2012

02 de Janeiro - Nossa Senhora Mãe da Divina Providência


O quadro de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, venerado numa capela ao lado do altar mór da Igreja de São Carlos ai Catinari, em Roma, é uma tela a óleo de Scipione Pulzone, pintor renascentista da Escola de Rafael e que viveu no século XVI, entre 1550 e 1598.
Representa a Virgem Maria, trazendo em seus braços um menino, que seria Jesus. Mas, observe que, diferente de Maria, o menino que ela segura nos braços não possui a auréola na cabeça, símbolo de santidade.
Será que o artista quis, intencionalmente, dizer que ali está a humanidade, pela qual Maria intercede junto à Divina Providência?
Pulzone era essencialmente religioso e sua alma de artista e de homem santo conseguiu retratar em sua obra um momento de êxtase da ternura maternal.
Ao pintar o quadro, destinado a uma família romana, jamais imaginou que se tornaria objeto de tamanha devoção dos cristãos.

Oração a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência


Ó Maria, Virgem Imaculada, Mãe da Divina Providência,
sustentai a minha alma com a plenitude da Vossa graça,
governai a minha vida e dirigi-me na vereda das
virtudes, até o cumprimento perfeito da Divina Vontade.
Alcançai-me o perdão de minhas culpas; sede o meu
refúgio, a minha proteção, defesa e guia na
peregrinação deste mundo; consolai-me na minha aflição,
sustentai-me no perigo, sede meu seguro asilo
nas tormentas da adversidade. Alcançai-me, ó Maria,
a renovação interna do coração, para que se torne
morada santa do Vosso Divino Filho, Jesus!
Afastai de mim, sempre fraco e mísero, todo o pecado,
toda a negligência, languidez, pusilanimidade e respeito
humano; tirai inteiramente do meu coração o orgulho,
a vanglória, o amor próprio e todas as afeições terrenas
que forem obstáculos à eficácia de Vossa proteção.
Ó dulcíssima Mãe da Providência, lançai um olhar materno
sobre mim e, se por fraqueza, ou por malícia,
atraí sobre mim as ameaças do Eterno Juiz,
ou contristei o Coração Sagrado do meu Amável Jesus,
cobri-me com o manto da Vossa proteção e serei salvo.
Sois a Mãe da Prudência, a Virgem do Perdão;
sois a minha esperança sobre esta terra;
fazei que possa saudar-vos no céu como Mãe da Glória,
Amém.

Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, providenciai!

Arquivo do blog