15/01/2012

Relíquia de São Sebastião - Novenário do Glorioso Mártir São Sebastião - Bayeux / PB

Dia 15/01 (Domingo)
2ª noite de quermesse (Área São Sebastião)
19h - Novena solene / Eucaristia
Noitários: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Crismandos e Perseverança
Celebrante: Pe. Claudio Augusto


São Sebastião nasceu em Narvonne, França, no final do século III, seus pais mais tarde se mudaram para Milão, onde ele cresceu e foi educado.
Sebastião se alistou no exercito romano por volta de 283 d.C. sua intenção era fortalecer os corações dos cristãos que eram presos.
Os imperadores Diocleciano e Maximiliano tinham por ele uma grande estima, por este se mostrar um soldado com bravura e competente; ignoravam o fato dele ser cristão e o colocaram com chefe da guarda pessoal, a Guarda Pretoriana.
Sebastião visitava e consolava os cristãos presos.
O imperador querendo a expulsão dos cristãos do seu exercito descobriu que Sebastião era também um cristão e sentindo-se traído tentou, à primeira vista, que ele renunciasse ao cristianismo, mas o soldado não se rendeu e com firmeza defendeu sua fé e sua missão terrena, cuidar dos aflitos e perseguidos.
Diante dos acontecimentos, o imperador ordenou que o matassem a flechadas. A ordem foi cumprida rapidamente,os soldados o despiram,amarrando-lhe num tronco e sentenciaram-lhe com inúmeras flechadas, deixando – o sangrar até a morte.
Na noite daquele mesmo dia, Irene (santa Irene) achando o corpo de Sebastião, intentou dar-lhe sepultura, mas para surpresa de todos, ele estava vivo.
Ela o levou para casa e cuidou de suas feridas.
Quando se sentia melhor e restabelecido, Sebastião quis continuar sua jornada em defesa dos cristãos, e com coragem e ânimo se apresentou novamente ao imperador, acusando-lhe de perversidade e injustiça, e rogando que este deixasse de perseguir os cristãos.
O imperador, ainda mais enraivecido, ordenou que ele fosse espancado até a morte com pauladas e golpes de bolas de chumbo,e temendo que os cristãos o achassem,mandou que o corpo fosse jogado no esgoto de Roma.
Novamente, uma mulher, Luciana (santa Luciana) achou o corpo e sepultou-o nas catacumbas, isso no ano de 287 d.C.
As relíquias de São Sebastião foram levadas para a basílica construída pelo imperador Constantino no ano de 630, onde se encontram até hoje.
************************

Oração diante da Relíquia de São Sebastião

Glorioso São Sebastião, servo bom e fiel de Jesus Cristo, testemunha da fé e amor a Deus, eis me aqui, cheio de fé e devoção diante de vossa sagrada relíquia que faz parte do vosso corpo martirizado por amor a Jesus. Glorioso Mártir, advogado e intercessor junto a Deus, vinde em meu auxílio, para que sejam superadas as dificuldades de minha vida, particularmente esta que me aflige neste momento e à qual confio à vossa bondade e auxílio.
Protegei-me ó valente soldado de Deus, contra a mentira e ciladas do maligno e de tudo que possa causar prejuízo à minha vida espiritual e material, dos perigos da rua, nas estradas, no trabalho ou em casa. Que o mal não triunfe sobre mim, mas o poder de Deus sustente meu ânimo para não me deixar abater em meio às provações desta vida.
Ó amável amigo e protetor, apresentai a minha súplica a Deus nosso Senhor. Conceda-me a libertação de todos os males, à saúde do corpo e da alma, a prosperidade no meu trabalho e nos meus negócios. Que a paz e concórdia reinem na minha casa, no meu trabalho e no meu lazer.
Finalmente, concedei-me a graça de viver na fé e no amor de Deus, observando seus mandamentos e de sua santa Igreja, ajudando meus irmãos, principalmente os que sofrem carência de todos os tipos. Que possa viver santamente na presença de Deus, aqui na terra, e um dia ser plenamente feliz com Ele no céu.
Amém.



Arquivo do blog