02/01/2012

Nossa Senhora de cada Mês!


Nossa Senhora é uma só: a Maria de Nazaré de que fala a Bíblia, que nos trouxe Jesus, acompanhou-o na vida até a hora da morte e esteve junto da primeira comunidade em Jerusalém. Mas como teve uma missão importante, e aos pés da cruz recebeu outra missão também importante, ela ocupa um lugar de destaque na vida da Igreja e na história da salvação.

Desde o início a Igreja reconheceu Nossa Senhora. E de acordo com sua missão e intercessão, ela foi recebendo diversos títulos significando sua presença na vida da Igreja desde o tempo das primeiras comunidades. Outros títulos nasceram de devoções particulares e locais, que foram depois levadas para outros lugares. Outras representações são simbólicas e trazem uma mensagem, como Nossa Senhora Aparecida. Todos sabemos que Nossa Senhora era judia, mas nada impede que a veneremos em uma imagem japonesa.

Os cristãos, reconhecendo as virtudes e o patrocínio de Nossa Senhora, passaram a dar-lhe todos os títulos significativos que encontraram na Bíblia ou na piedade cristã. E até hoje repetimos esses títulos em forma de ladainha.

Às vezes é interessante como pessoas mandam rezar para uma Nossa Senhora como caminho mais garantido para se alcançar uma graça. Porém Nossa Senhora é uma só, tanto faz esta como aquela. Nesse caso entram as devoções pessoais, a simpatia por um título ou outro.

A Igreja aconselha a devoção a Nossa Senhora e a coloca como mãe e modelo de todas as virtudes. Santo Afonso dizia: "Verdadeiro devoto de Nossa Senhora jamais se perde, jamais se condena", mostrando como Maria cumpre a missão de olhar por nós, seus filhos.

Não entendemos Jesus sem Maria e não entendemos Igreja sem Nossa Senhora. Hoje ela faz parte de nossa vida e temos a certeza de que ela continua a nos levar para Jesus e a nos trazer Jesus. Felizes somos nós que temos uma mãe carinhosa e zelosa com seus filhos. Ela é também um caminho seguro para seguirmos a Jesus.

Que Nossa Senhora interceda sempre a Jesus por nós. "Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém."

Texto extraído do Livro: Religião também se aprende - Padre Hélio Libardi (editora Santuário).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Marcadores

activities (213) alegria (67) amor (123) ano novo (28) Bayeux (89) coração (74) Cristo (62) Deus (302) ebook (28) english (695) feliz (91) fundamental II (14) grammar (56) ingles (569) inglês (459) Jesus (357) lingua inglesa (518) Maria (101) neidefbg (41) neidinha franca (39) oração (69) paz (59) pb (63) professor (32) teacher (71) teaching (44) tips (192) worksheets (100)

Facebook

Arquivo do blog