15/12/2016

Dicas para ser mais eficiente nos estudos


Escolha o ambiente adequado

Esse primeiro passo é muito importante. Sua produtividade vai cair muito se o ambiente escolhido não ajudá-lo a se manter concentrado e confortável. Encontre um ambiente calmo, onde os ruídos externos sejam os menores possíveis. A iluminação também deve ser levada em conta, ambientes com pouco iluminação induz ao sono.

Planeje seus estudos para ser mais eficiente!
Programe o que será estudado e quanto tempo será dedicado, melhora a eficiência no estudo. Você evita perder tempo procurando um assunto de maneira aleatória. Este período ganho é essencial numa vida corrida. Faça um planejamento diário, anote com antecedência o que pretende estudar em cada dia. Apegue-se a esse planejamento. Com a organização a seu favor seu período de aprendizado será mais prazeroso.

Organize o material de estudo

Deixe separado na mesa tudo que irá precisar para o estudo: Livros, caderno, canetas, notebook, etc. Se deixar para organizar o material
no momento de iniciar o estudo irá perder tempo e vai gerar ansiedade. Estar tudo preparado vai motivá-lo a iniciar o estudo o mais breve possível.

 Use notas

Parece simples, mas é essencial o uso de pequenas anotações durante o estudo.  Elas irão ajudar a absorver melhor a matéria, pois ao escrever o cérebro capta que algo importante precisa ser memorizado. No momento de repassar a matéria, o uso de notas irá ajudar você a:
  • Fazer uma leitura mais rápida.
  • Lembrar-se dos pontos importantes.
  • Fixar na mente a matéria.
  • Ter motivação para repassar toda matéria.
Tente usar notas, você verá como é eficiente!

 Envolva-se nos estudos

Então até agora você seguiu todas essas orientações, e está pronto para começar a estudar. A dica agora é: mergulhe na matéria, envolva-se. Busque referências sobre os assuntos estudados. Procure vídeo aulas na internet que podem ajudá-lo a esclarecer dúvidas, acesse portais de educação. Use imagens, diagramas. Faça desenhos quando a matéria permitir isso. E lembre-se de uma coisa, o tempo reservado para o estudo é sagrado. Interrupções desnecessárias estão fora de questão.
Seguindo essas dicas, você terá o tempo a seu favor. O dia continua tendo 24 horas, e mesmo ocupado você pode usá-las de maneira sábia. Compre tempo para estudar!
See more at:
https://estudarevalorizar.wordpress.com/2016/08/05/aprenda-a-ser-mais-eficiente-nos-estudos/comment-page-1/#comment-32

Arquivo do blog